Pesquisa sobre HIV e drogaditos é bem-vinda

Telma saudou o anúncio da medida pela ASPPE

Uma nova pesquisa a ser realizada em Santos, a partir da próxima semana, entre usuários de drogas, a fim de identificar o risco de contaminação pelo HIV, foi bem recebida pela vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, presidente da Comissão Especial com o objetivo de propor soluções para alterar o quadro de evolução da Aids no município. “A nova pesquisa anunciada, em parceira com a Fiocruz, e os Programas Nacional e Municipal em DST/Aids, é muito bem-vinda”, disse a vereadora.

A pesquisa será realizada em dez cidades brasileiras, e em Santos terá a coordenação da Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação - ASPPE, uma organização não-governamental que presta serviços ao município. Telma foi convidada para o aniversário de 15 anos da entidade, nesta terça-feira, quando manifestou o desejo de que os novos estudos ajudem a embasar boas políticas públicas de enfrentamento à evolução da Aids.

“Temos debatido o tema da Aids em nossa cidade, como fizemos em audiência pública recente, e notamos a ausência de políticas e programas mais aprofundados, com um recorte mais próximo da realidade atual, em que é necessário cruzar os dados de vários estudos, de forma multidisciplinar, para embasar nossas melhores formas de atuação. Torcemos para que a nova empreitada tenha sucesso, em defesa da saúde, principalmente dos mais necessitados”, disse Telma.

A pesquisa anunciada pela ASPPE vai focar a vulnerabilidade de usuários de drogas à contaminação pelo HIV. Será empregada uma nova metodologia de amostragem relacionando HIV e usuários de drogas, que já vem sendo usada em muitas partes do globo.

Conforme a presidente da ASPPE, Tânia Maria Justo, o novo projeto busca construir as redes de interação social especificando as dependências entre os seus componentes, os hábitos e comportamentos comuns, a organização sistêmica que as pessoas apresentam e os padrões de interação. O resultado, segundo ela, explicitará os riscos a que estão expostos os usuários de drogas, principalmente para contrair o HIV.

O projeto será desenvolvido em dez cidades brasileiras e servirá de linha de base para o planejamento de ações de assistência e prevenção para essa população. Maiores informações sobre este e outros projetos da ASPPE podem ser obtidas pelo telefone (13) 3224 3947, em Santos.

Maurici de Oliveira
Assessor de Imprensa - MTB 21503