"Perspectivas do trabalho são animadoras"

Telma falou sobre empregabilidade

Compartilhe!

2 curtiram

A vereadora Telma de Souza (PT) afirmou hoje (17/3) que são animadoras as perspectivas para o mundo do trabalho nos próximos anos, em função da exploração de petróleo e gás (P&G) na bacia de Santos. Ela manifestou-se em função do convite para participar como palestrante do Fórum Empregabilidade 2010, realizado pela Revista Santos Modal, de terça até sexta-feira, no Teatro Guarany, em Santos.
 
Como recupera-se de uma cirurgia, Telma deu as declarações por escrito, em uma apresentação encaminhada às promotoras do evento. O fórum discute o mercado de trabalho para os setores portuário, de petróleo e gás, e de turismo. Convidada para falar sobre P&G, a parlamentar focou sua apresentação neste setor. “Os dados econômicos são por demais animadores. Em termos nacionais, os investimentos no pré-sal devem chegar a US$ 211 bilhões até 2020, com geração de 500 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, embora outras estimativas falem em 1 milhão. Para São Paulo, são citados 19,7 mil empregos diretos nos próximos quatro anos”, relatou.
 
Em um artigo denominado “O topo e a base da pirâmide”, ela discorreu sobre a necessidade de preparo das pessoas, a fim de que os postos de trabalho que já estão sendo gerados, sejam ocupados por trabalhadores das cidades que compõem a bacia de Santos. “Infelizmente, só há pouco a região começou a se mobilizar para tal, em especial a partir do setor universitário, voltado para a qualificação técnica de mão-de-obra para o segmento”, alertou.
 
Ela citou o efeito em cadeia gerado pela exploração e produção de P&G. “Santos, por exemplo, vai abrigar uma nova sede administrativa da Petrobras, cuja construção exigirá 1,2 mil trabalhadores e sua operacionalidade gerará 6 mil empregos diretos até 2014. Como para cada emprego direto são criados cinco indiretos, só isso deve representar um crescimento de quase 30% dos postos de trabalho na cidade”, detalhou. “Em Cubatão, a Usiminas apresentou há poucos dias, projeto de uma fábrica de módulos para unidades de exploração, demandando investimentos de US$ 200 milhões e gerando 1.500 empregos diretos e 3.500 empregos indiretos a partir de 2011, além de 200 postos de trabalho na fase de construção”.
 
Para ela, não se está tendo o merecido cuidado para com as atividades correlacionadas, que serão impulsionadas. “Pouco se tem comentado a respeito das ocupações correlatas que surgem dessas atividades e que, conforme os especialistas no setor, são a principal e maior fonte geradora de empregos. Acredito que seria, não só oportuno, mas fundamental, direcionar nossas preocupações também para esse segmento, que não vem merecendo a devida atenção até agora”, declarou Telma.
 
Ela vê no setor “imensas possibilidades de inclusão e distribuição de renda, capazes de gerar um efeito dominó, não apenas altamente benéfico ao crescimento da economia regional, mas essencial à sua propagação e ampliação”, afirmou, concluindo que não se pode descuidar nem do topo, do centro, ou da base da pirâmide de desenvolvimento que a exploração do gás e petróleo da bacia de Santos pode e deve trazer para a Baixada Santista.
 
Assessoria de Imprensa
Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
3211 4100 - 3219 3888
http://www.redetelma.com.br/