Permissionários de quiosques querem mudanças

Nova medida não foi discutida com o setor

Em reunião com os permissionários de quiosques de Santos, ameaçados de ter o funcionamento restrito, a vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, sugeriu que qualquer medida que interfira no setor seja discutida e adotada apenas após a temporada de verão. Os comerciantes e uma comissão de vereadores se reunirão com a Secretaria Municipal de Segurança nesta sexta-feira, às 14h30, na Prefeitura, quando levarão esta proposta.

A prefeitura divulgou a inteção de publicar um decreto restringindo, a partir do dia 21 próximo, o horário de funcionamento dos quiosques para até meia noite, nos dias de semana, e até 2h00, nos finais de semana. Muitos deles abrem 24 horas. A proposta mexe ainda no horário da iluminação da faixa de areia e no funcionamento dos sanitários. No bojo da campanha intitulada Tolerância Zero, a intenção seria reduzir o número de delitos na região e a frequencia de moradoes de rua. “Amanha, com o Comandante Perrenoud (secretário de Segurança), vamos pedir para suspender esta ordem e deixar passar a temporada. Até lá, faremos um plano em conjunto, discutido. Vocês são trabalhadores, pessoas honradas, geram empregos”, afirmou Telma.

Para a vereadora, pode haver alguma motivação econômica por trás da iniciativa. “É possível que queiram trocar vocês por franquias. A intenção com estas medidas, não é para que não atraiam a populaão de rua, que vocês estão sendo indevidamente acusados de atrair. Acho que está sendo usada propositadamente esta questão e cada vez que se fala na Câmara, se dá mais força para esta tese”, analisou, complementando que população de rua não é caso de polícia e sim, de ação social integrada.

Segundo os quiosqueiros, os banheiros da orla já estão funcionando sem luz, numa clara intenção de esvaziamento. Eles afirmaram que tiveram uma reunião com o setor de segurança do município, há 15 dias, mas nada foi dito sobre mudança no horário de funcionamento. “Fomos surpreendidos com a notícia no jornal. Isto vai gerar desemprego e em nada vai contribuir com a redução de delitos na orla”, afirmaram os comerciantes, que entregrão uma carta aberta ao secretário Perrenoud na reunião desta sexta-feira. “Ao excluir da discussão o setor atingido pela medida, negou-se a realização do debate salutar das questões que envolvem a segurança pública, punindo quem trabalha, a pretexto de combater o crime”, diz outro trecho da carta.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza, líder do PT
3211 4100 - 3219 3888