Pedofilia e Prostituição Infantil são temas durante audiência

Objetivo é criar uma força tarefa

“Temos que criar uma força tarefa envolvendo ações preventivas, do contrário, não conseguiremos dar fim aos casos de pedofilia e prostituição infantil”. A frase é do presidente do Legislativo Santista e vereador Marcus de Rosis (PMDB) durante a abertura da audiência pública sobre Pedofilia e Prostituição Infantil realizada ontem (07/07), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Além dele que preside a (CEV) Comissão Especial de Vereadores criada para tratar desse assunto, integram ainda os vereadores: Adilson dos Santos Júnior (PT), Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha (PMDB), Marcelo Del Bosco Amaral (PPS) e Odair Gonzalez (PR).

O encontro reuniu autoridades civis e militares, além de delegados de polícia, advogados, assistentes sociais e conselheiros tutelares. De Rosis abriu a reunião lendo uma mensagem do senador Magno Malta. Convidado, justificou a ausência devido a um compromisso já assumido numa audiência da CPI da Pedofilia, em Brasília, agendada na mesma data. O senador, conhecido nacionalmente como um ferrenho combatente nos casos envolvendo pedofilia, enalteceu a iniciativa da Câmara em tratar do assunto que vem ocupando cada vez mais espaço no noticiário. De Rosis esteve no mês de maio Brasília para conhecer de perto o trabalho de Magno Malta.

O delegado Waldomiro Bueno, diretor do Deinter-6, durante a audiência, também defendeu a necessidade  de uma força-tarefa capaz de mobilizar toda a sociedade, lembrando que a droga é um apelo catalizador de vários crimes, dentre eles a prostituição infantil. Disse que as equipes de polícia têm ampliado as investigações com rondas periódicas em hotéis com a finalidade de descobrir se há nesses estabelecimentos, menores envolvidos.

“Somos todos responsáveis e a sociedade como um todo deve agir”, disse a delegada da Delegacia da Mulher em Santos, Edna Pacheco, citando casos em que meninas adolescentes oferecem o corpo em troca de um hot dog. “Estamos falando de adolescentes que não têm o que comer e por isso este é um tema que muito nos preocupa”.

Representando a subseção de Santos da OAB, a advogada Adriana Jandelli Gimenez que atua na Comissão da Criança e do Adolescente do órgão, defendeu o fortalecimento de programas sociais já desenvolvidos pelo Poder Público, destacando, o Sentinela que atende meninas vítimas de abuso e exploração sexual. “Muitas famílias veem a prostituição como fonte de renda”, lamentou a advogada, ressaltando que uma força tarefa será fundamental.

O major Brito Júnior, do 6º BPMI relatou que nas operações da coorporação junto aos estacionamentos próximos ao porto, os caminhoneiros afirmam que, quando estão descansando nas boleia dos caminhões, são constantemente abordados por menores que tentam oferecer sexo em troca de dinheiro.

Segundo o vereador Marcus de Rosis, esta foi a primeira reunião para discutir o tema de uma série de outras que virão pela frente.  Além da criação da CEV, de Rosis solicitou na Câmara a criação da Semana Municipal de Combate a Pedofilia e a Prostituição Infantil. “É preciso também incentivar as denúncias e punir exemplarmente, coibindo a ação desses criminosos, que abusam da inocência de meninos e meninas, deixando neles um trauma psicológico muitas vezes irremediável”, concluiu.