Pátios de veículos: relatório da CEI é aprovado

Por unanimidade. Foi assim a aprovação nesta quinta-feira (dia 22 de março) do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada para apurar irregularidades nos pátios de veículos de Santos (Caneleira e Monte Cabrão).

De autoria do vereador Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), o documento conclui que “houve omissão por parte da CET, na figura do presidente Rogério Crantschaninov e do gerente e diretor financeiro e administrativo Amadeu Alvares Júnior”. Isso porque apesar de elaborar termo de referência e preparar licitação extremamente minuciosa, a Companhia não fiscalizou a execução do contrato firmado com a Martha\'s, que venceu a concorrência para administrar os pátios.

Sem fiscalização da CET, segundo Geoinísio, a Martha\'s sucateou e vendeu veículos ilegalmente. “Chega-se a conclusão que a empresa acabou dando fim em mais de mil veículos”. O relator ainda enfatizou que essa irresponsabilidade vai gerar prejuízos aos cofres públicos.

Ao comentar a conclusão do relatório, Adilson dos Santos Junior (PT), que presidiu a CEI, afirmou que Crantschaninov “não fez a lição de casa não só com a empresa que ele dirige, mas também com toda a cidade”. Agora, “cabe ao prefeito dar uma resposta à sociedade”.

A conclusão da CEI será encaminhada ao prefeito João Paulo Tavares Papa, “para ciência e providências administrativas cabíveis com relação aos diretores da CET”, ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça de São Paulo e ao Departamento da Polícia Federal.

Membros

Para a conclusão do relatório, os vereadores ouviram depoimentos de nove pessoas e solicitaram 15 documentos à CET. Foram realizadas oito reuniões entre os membros da comissão.

Além de Adilson e Geonísio, integraram a CEI os vereadores Sadao Nakai (vice-presidente), Arlindo Barros e Hugo Duppre (pelo PSDB), Cassandra Maroni Nunes (PT), Antonio Carlos Banha Joaquim e Marcus de Rosis (PMDB), Benedito Furtado (PSB), Braz Antunes Mattos Neto (PPS) e Odair Gonzalez (PR).

Câmara Santos

13-3211-4145