Parlamentar quer melhorar frota portuária

Informações foram solicitadas à Cetesb. Confira.

Furtado quer informações sobre programa que visa melhorar Frota Portuária

O vereador Benedito Furtado (PSB) está solicitando à Cetesb informações sobre o Programa de Melhoria Ambiental da Frota Portuária. Há dois anos a Cetesb realizou diagnóstico sobre a situação dos caminhões que operam no Porto, quando foi apontado um quadro alarmante  sobre a situação da frota : 80% apresentavam alto nível de emissão de poluentes. Na avaliação da Cetesb cerca de 150 kg/dia de fuligem ou aproximadamente uma tonelada por semana eram emitidos no ar somente na área portuária, configurando um quadro preocupante em relação à saúde dos trabalhadores, intensamente expostos a substâncias tóxicas.

Na ocasião – agosto de 2005 - foram propostas várias medidas saneadoras, que incluíam cursos de treinamento de agentes da Codesp, Guarda Portuária e Polícia Militar Rodoviária, construção de local para vistoria dos veículos e compra de equipamentos adequados, além de obtenção de financiamento para a renovação da frota. As iniciativas visavam reduzir a poluição e insegurança geradas pelas más condições mecânicas dos veículos.

Os motoristas também passariam por treinamento para medição sistemática do consumo de combustível, com ênfase nos ganhos econômicos possíveis decorrentes da correta manutenção dos caminhões.Passados dois anos, segundo o vereador Benedito Furtado, (PSB) pouco se sabe sobre a eficiência ou continuidade desse programa, no qual estavam envolvidos além da Cetesb, o Conpet (Projeto Economizar) do Ministério de Minas e Energia e Codesp, entre outros órgãos.

Requerimento que o vereador apresentou em novembro de 2005 ( 4357/2005)  questionando quais ações haviam sido colocadas em prática obteve respostas insatisfatórias dos órgãos envolvidos no programa,  um  jogando para o outro a responsabilidade para a realização de novas reuniões e a concretização das ações. A Codesp chegou a alegar que algumas medidas vinham sendo realizadas, mas foram interrompidas na época da temporada, em razão do deslocamento da polícia militar para a Operação Verão. Mas não detalhou as melhoras que ventura ocorreram na frota e o resultado de outros diagnósticos.

Furtado, em novo requerimento que vai apresentar após o recesso está solicitando informações sobre o  programa tendo em vista que a própria Guarda Municipal apontava, há alguns meses, que grande parte dos veículos mal conservados , opta por circular apenas no período da noite para não chamar a atenção dos agentes de fiscalização.

A última avaliação que se tem notícia, envolvendo operação Inverno-2007  da Cetesb no dia 21 de junho  nas rodovias que dão acesso à Capital e em pontos do Interior, dentro do Programa Caça-Fumaça, indicou que de um total de 21.706 veículos a diesel que passaram por pontos de fiscalização em 10 rodovias, inclusive Anchieta e Imigrantes, 911 foram multados por emissão de fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação. ¨Em relação à Capital a Cetesb está agindo. Mas é importante saber como está a situação em relação à área portuária¨, enfatiza Furtado.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br