Parlamentar quer ampla reforma na Rodoviária

"Imagem atual é de decadência", afirma Constantino

Com a justificativa de que a Estação Rodoviária de Santos está apresentando imagem de abandono e decadência e cheia de problemas, o vereador Manoel Constantino (PMDB), líder do governo, sugeriu ao prefeito João Paulo Tavares Papa que determine estudos para um amplo projeto de recuperação e modernização desse próprio municipal. Constantino lembrou que a Estação já foi um cartão-postal da cidade, mas hoje, passados 41 anos de sua construção, sequer está adaptada para atender os cadeirantes, que são obrigados a dar a volta pelas laterais do prédio, já que não há rampas nas entradas.

O vereador, que teve requerimento nesse sentido aprovado pela Câmara na sessão realizada dia 1º de março, relacionou alguns dos problemas encontrados na Estação:  boa parte dos boxes das empresas está deteriorada, com placas de madeirite soltas e sem revestimento; pintura do prédio descascada em vários pontos; falta de assentos para o público em diversos locais e os que existem apresentando péssimo estado; e, finalmente, banheiros sujos, com torneiras e vasos sanitários bloqueados por sacos pretos e apresentando um aspecto geral de falta de higiene, apesar de ser cobrado R$ 1,00 para sua utilização. Constantino destacou que até mesmo o quiosque da Prefeitura, que fornece informações turísticas, está com placas de madeira soltas, “parecendo coisa velha e oferecendo imagem de desleixo absoluto”.
Banco 24 horas

O vereador disse ainda que não há um único banco 24 horas no local, apesar de muitos passageiros procurarem por esse equipamento, como confirmam os funcionários. “E , ainda, mais, pudemos verificar que, mesmo durante o dia, as lâmpadas fluorescentes dos boxes onde estacionam os ônibus ficam acesas, a maioria piscando, como uma árvore de Natal fora de época”, destacou.

Além dos cadeirantes, que não têm acesso pela frente do prédio, o vereador se referiu aos idosos, obrigados a enfrentar escadas com aclive acentuado, dificultando a locomoção. Para Constantino, a imagem geral da Estação é de abandono e decadência, “algo incompatível com uma cidade turística como Santos”.

A Estação Rodoviária foi inaugurada em dezembro de 1969, na administração do interventor federal em Santos, general Clóvis Bandeira Brasil, e virou cartão-postal da cidade pela modernidade de suas linhas. Desde 1995 é administrada pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.