Parlamentar pede reabertura de quatro CEVs

Requerimentos foram apresentados em sessão

Curtir

Quatro Comissões Especiais de Vereadores que foram presididas na última legislatura pelo vereador Benedito Furtado (PSB) serão reabertas neste ano. Os requerimentos foram apresentados na última sessão (5/0209)  com pautação pelo art. 24 do Regimento Interno.

As Cevs tratam da urbanização da Vila Santa Casa;  várias questões que envolvem as reivindicações dos moradores  do São Manoel, bairro localizado na entrada da Cidade; acompanha o tratamento dispensado pelo poder público aos animais e trata dos problemas causados ao erário em decorrência da distribuição e comercialização de produtos contrabandeados e pirateados.

Conforme analisa Furtado, essas CEVs têm obtido bons resultados nos últimos anos. Ele cita as reuniões freqüentes promovidas nas comunidades, sempre com a presença de autoridades. No caso do São Manoel, por exemplo, algumas obras foram entregues pelo poder público, entre elas a urbanização da Praça Nicolau Giraigire. Neste ano a CEV vai discutir regularização fundiária, a construção de drenagem subterrânea em todo bairro, para diminuir as enchentes, construção de rotatória na entrada do bairro, em razão de dezenas de acidentes graves ocorridos na Marginal Anchieta e mais fiscalização nas transportadoras, oficinas e empresas de armazenamento de contêineres que se instalaram no bairro ao longo dos últimos anos, prejudicando a qualidade de vida da população.

Já a CEV que acompanha a qualidade de vida dos animais tem uma pauta extensa de reivindicações junto ao poder público municipal, a mais importante delas a instalação de um PS 24 horas para atendimento de casos emergenciais de animais, especialmente atropelamentos de cães e gatos de famílias de baixa renda ou abandonados nas ruas, além da construção de abrigo para cães abandonados.

O foco da comunidade da Vila Santa Casa é a construção de Edifício de 4 andares, pela COHAB,   para abrigar as quase 200 famílias que ainda vivem em condições precárias nessa favela, encravada num dos bairros mais desenvolvidos de Santos.

A CEV que trata do combate à pirataria será retomada com mais fôlego. Com a reunião e organização de vários órgãos municipais, estaduais e federais, por meio da CEV presidida por Furtado, o Município de Santos conseguiu reduzir o número de ambulantes e de pequenos comércios especializados em trabalhar com produtos de procedência irregular.