Parlamentar pede plantão feminino 24h

Proposta visa ampliar atendimento

Compartilhe!

Curtir

Na semana em que a lei Maria da Penha completa quatro anos, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) pediu, em plenário no dia 2/08/10, plantão 24h de um efetivo formado por mulheres nas delegacias da cidade. De acordo com o parlamentar, a solicitação deverá chegar à Secretaria de Segurança do Estado no início da próxima semana. “Precisamos desse plantão o quanto antes, pois o horário em que mais há casos de agressões contra a mulher é de madrugada; e, ao ir numa delegacia, a vítima fica constrangida em relatar e registrar a denúncia a uma autoridade policial do sexo masculino”, explica o parlamentar.

Banha justificou sua propositura dizendo que, entre 1997 e 2007, todos os dias dez mulheres foram mortas no país. “Em dez anos, mais de 40 mil foram assassinadas, deixando o Brasil acima do padrão internacional neste tipo de crime”.

Quanto à violência praticada contra a mulher, o parlamentar entende que, apesar da lei Maria da Penha estar e vigor há quatro anos, a questão permanece na sociedade como um grande tabu. “Segundo estudo realizado pelo DataSenado (Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado) somente 4% das violentadas denunciam seus agressores.

Ainda de acordo com a pesquisa, 78% não os denunciam por puro medo. Afinal, após a queixa, o sujeito ficará livre – às vezes até impune – e provavelmente dormirá sob o mesmo teto que a sua vítima. Por isso, próxima semana pediremos, em plenário, uma ampla campanha de divulgação da lei Maria da Penha”.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
(13) 3021-6394; 3219-6419
http://blogdobanha.blogspot.com/