Papa reinaugura Monumento do Imigrante

Sadao conduziu todos os tetalhes para o evento

1 curtiu

Domingo, dia 18 de outubro, às 11 horas, no Parque Roberto Mário Santini, ele estará lá novamente. Depois de alguns meses, o monumento do imigrante descansará, enfim, no mesmo lugar onde se encontra a “onda” de Tomie Ohtake. O prefeito João Paulo Tavares Papa, a Federação as Províncias do Japão no Brasil – KENREN –, e a Associação Japonesa de Santos farão a cerimônia de reinauguração do monumento. No mesmo dia, a partir das 12 horas, na Associação Japonesa (Rua Paraná, 129), acontece a 2º Festa da Cultura Japonesa de Santos.

Após alguns meses de intenso trabalho conduzindo todos os detalhes para o evento, o vereador Sadao Nakai (PSDB), também vice-presidente da Associação Japonesa de Santos, enaltece o trabalho da Associação e a iniciativa do prefeito, João Paulo Tavares Papa, em transferir o monumento para o Parque Roberto Mário Santini. "O imigrante japonês, por toda história, além do contexto pós-guerra, simboliza a saga de um povo em busca de vida próspera aqui no Brasil. Nós, descendentes de imigrantes, nos sentimos honrados e gratificados por esta homenagem".

O monumento ficará na entrada do Parque e a estátua continuará apontando para os prédios da orla santista. Inaugurada na praia do Boqueirão, em 21 de junho de 1998, a obra simboliza a saga de um povo em busca de vida próspera aqui no Brasil. O valor ao solo e à pátria são características culturais da nação nipônica e que também estão enraizadas em seus descendentes, desde a chegada do navio Kasato Maru.

Festival – O 2º Festival da Cultura Japonesa de Santos contará com apresentações artísticas (grupos de São Paulo e o tradicional Taiko, de São Vicente), artes marciais, Dança Japonesa (Hakujukai e Okinawa), oficinas culturais (Shodô, escrita japonesa e Origami, dobradura em papel), além de barracas de alimentação (comidas típicas da culinária japonesa – tempurá, sushi, yakissôba, manjú, pastel – e espetinho).  O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura de Santos.

Daniel Nakajima - Assessor de imprensa - Vereador Sadao Nakai (PSDB-Santos) Tels: (13) 7811-4708 / ID: 96*54818 / 9785-4904 / 3211-4179 / 3219-3085 Ações do vereador no orkut: perfil: Vereador Sadao Nakai
Twitter: sadaonakai