Página oficial da Câmara está com novo visual

Mudanças no layout e inserção de novas ferramentas marcam reformulação do site oficial do Legislativo na rede mundial de computadores.

O site oficial da Câmara Municipal de Santos está repaginado. A partir de mudanças propostas pela nova mesa diretora da Casa, a home page ganhou novo layout e importantes ferramentas para  facilitar a navegabilidade.

Entre as alterações, estão a criação das seções: Participação Popular, Agenda, Orçamento Municipal e Acessibilidade. Estas ferramentas diminuirão ainda mais a distância entre o munícipe e o Poder Legislativo, proporcionando maior transparência.

Ao clicar em Participação Popular, o internauta poderá enviar mensagem para os vereadores no link Fale com o Vereador - com destaque para sugestões, elogios, reclamações ou denúncias. Ainda nesta seção, será possível enviar propostas de iniciativa popular que serão encaminhadas a Comissão de Legislação Participativa.

A discussão de temas de interesse geral também terá espaço com o Fórum de Discussões e a coluna Bate-Papo, com conversas a serem agendadas com a presença de vereadores respondendo as perguntas em tempo real, por meio de chat.

A formatação, criação, discussão e execução do orçamento municipal também será acompanhada passo-a-passo pelas páginas da Câmara. Uma seção especial foi criada para que os munícipes compreendam toda a tramitação das Diretrizes Orçamentárias.

Além disso, uma das mais importantes ações para a modernização do site foi a inserção do link Acessibilidade. É o início de uma série de  adequações aos padrões de Acessibilidade Virtual, visando a inclusão dos portadores de deficiência.

O usuário já poderá baixar dois programas importantes nesse processo: o sistema operacional DosVox e o WebVox, desenvolvidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com as ferramentas o internauta que têm deficiência visual, por exemplo, ouvirá todo o conteúdo da página em áudio. Há também um link para o Dicionário da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Design dinâmico, limpo e organizado

A nova página do Legislativo está mais atrativa e organizada para facilitar o acesso dos internautas ao seu conteúdo. Algumas fotos (do acervo da Prefeitura Municipal de Santos) foram inseridas para mostrar os atrativos da Cidade.

Ficou ainda mais fácil acessar as informações sobre os vereadores desta Legislatura. Uma animação com as fotos dos parlamentares está localizada no cabeçalho da home e conforme o usuário passa o mouse e clique em cima, logo pode acessar à página do vereador.

Foi instalado um recurso chamado slide, que destaca as principais notícias (manchetes) inseridas no site. Um dos destaques é a matéria sobre a história da Sala Princesa Isabel. O detalhe é que o munícipe pode fazer uma visita virtual e ter a impressão de estar em seu interior.

As notícias continuarão atualizadas diariamente e a Assessoria de Imprensa fará a cobertura – com o apoio dos assessores dos vereadores – de todas as audiências públicas, reuniões, sessões ordinárias e solenes. A agenda de atividades do Legislativo estará disponível na página.