Orçamento será discutido nesta quarta-feira

Em função do falecimento do ex-vereador João Vicente da Cunha, ocorrido no último sábado, dia 4, o presidente da Câmara de Santos, Paulo Gomes Barbosa, convocou sessão extraordinária para esta quarta-feira, às 18h.

O presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), convocou sessão extraordinária para a próxima quarta-feira, dia 8, ás 18h. Alteração foi necessária devido ao cancelamento da sessão ordinária que aconteceria na segunda-feira, dia 6, em decorrência da morte do ex-vereador João Vicente da Cunha, o Zé Macaco, ocorrido no sábado, dia 4.

Na pauta estarão os projetos relativos ao orçamento municipal e plano plurianual (alterações na lei).

ZÉ MACACO* - João Vicente Saldanha da Cunha foi o segundo vereador mais votado na história de Santos alcançando 10.913 sufrágios, só perdendo para José Gonçalves, que obteve 11.822 votos.

Nascido em Vitória da Bahia e desde os 15 anos em Santos, Zé Macaco foi quem melhor personificou o político do chamado voto de protesto. Com pouca instrução, ganhou notoriedade fazendo entrevistas, quase todas em campos de futebol. Na verdade, este era seu hobby: ele não era repórter, usava uma lata de alumínio adaptada. Só poucos entrevistados descobriram este esquema.

Zé Macaco foi ganhando fama fazendo propaganda na porta de lojas, mas não se limitava à forma tradicional de chamar a atenção. Usava perna-de-pau, engolia vidros e moedas e depois os fazia voltar.

Aposentou-se da Câmara por invalidez, pois ficou com artrose na perna esquerda, depois de um acidente automobilístico. João Vicente Cunha faleceu aos 73 anos e deixa o filho Marcos. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério de São Vicente.

(*Fonte: Arquivo do Jornal A Tribuna)