Nos próximos dias 3 e 4/4/09, a Comissão de Política Urbana da Câmara, presidida pela Vereadora Cassandra Maroni Nunes, em conjunto com o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo e Caixa Econômica Federal, com apoio de várias instituições, vão promover a 2ª Oficina de Assistência Técnica do Arquiteto e do Engenheiro: Como Implantar? Esta Oficina tem o objetivo de discutir a regulamentação da Lei Federal N° 11.888, sancionada em 2008, pelo Presidente Lula. A primeira Oficina ocorreu em São Paulo, no final do ano passado.
Esta Lei assegura às famílias com renda até três salários mínimos, o acesso gratuito aos serviços de arquitetos e engenheiros para construção ou reforma de suas moradias, visando à melhoria da qualidade das construções e ao combate ao desperdiço de materiais e à insegurança estrutural que afetam a qualidade de vida dessa população e de nossas cidades.
Os profissionais da arquitetura e da engenharia lutam por uma política nacional para enfrentar esta questão, há mais de 30 anos, quando o Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul, junto com o Instituto de Arquitetos e o CREA gaúchos lançaram um programa para atender a população carente daquele estado. A partir de então, programas de caráter voluntarista se multiplicaram pelo país, mas os profissionais não recebiam adequadamente pelo serviço que prestavam, mas que era o que a população podia pagar.
Os exemplos de arquitetura e engenharia públicas se destacam nas cidades onde foram implantados esses programas. Estas experiências foram debatidas no 1º Seminário Nacional de Assistência Técnica, realizado em 2005, numa parceria do Ministério das Cidades com a Federação Nacional dos Arquitetos - FNA. O resultado foi a elaboração de Projeto de Lei que o Deputado Federal Zezéu Ribeiro (PT/BA) apresentou ao Congresso Nacional em 2006 e que se transformou na Lei Federal N° 11.888 de 24 de dezembro de 2008.
Saiba mais sobre a 2ª Oficina de Assistência Técnica em Habitação:
A 2ª Oficina de Assistência Técnica tem a tarefa de discutir a regulamentação da Lei Federal N° 11.888, de 2008, que entra em vigor em 24 de junho deste ano, trazendo benefícios às cidades e à parcela de população mais necessitada dos serviços de arquitetura e engenharia, assim como aos profissionais que poderão passar a receber o valor justo pela prestação desses serviços. O evento é gratuito e destinado a profissionais, movimentos sociais, administradores municipais, vereadores, deputados estaduais e federais da Baixada Santista.
A Vereadora Cassandra, autora da Lei Municipal N° 2.211/04, que instituiu em Santos o programa de Assistência Técnica, até hoje não regulamentada, considera fundamental a realização desta Oficina, inclusive para que a Prefeitura de Santos acelere a regulamentação da matéria, pois a Caixa deve destinar recursos para estados e municípios desenvolverem seus programas.
2ª OFICINA ESTADUAL Assistência Técnica... Do Arquiteto e do Engenheiro para a população de baixa renda. COMO IMPLANTAR?
3 de abril das 19 às 22h e 4 de abril das 9 às 18h.
Consistório da UNISANTA – R. Dr. Oswaldo Cruz, 277 - Térreo - SANTOS – SP. Inscrições gratuitas pelo e-mail oficinasasp@arquiteto-sasp.org.br
Informações pelo tel. (11) 3229-7989/4953
Organização: Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de Santos, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo e Caixa Econômica Federal.
Apoio: CREASP - FAEASP - UALP - SEESP - IABSP - UNISANTOS - UNISANTA - Revista A+P.
Assessoria da Ver. Cassandra Maroni Nunes - PT/Santos
Telefax. (13) 3219.4950 - cassandr@uol.com.br