Odair volta a pedir tombamento de imóvel no Gonzaga

Vereador aguarda resposta de órgãos competentes

Respostas do CONDEPHAAT E CONDEPASA ao requerimento do vereador não esclarecem se o tombamento total da área será ou não realizado.

O vereador Odair Gonzalez solicitou ontem (04/05/09) que a Câmara de Santos oficie o CONDEPHAAT e o CONDEPASA, reiterando os termos do requerimento número 717/2009, apresentado em 09 de março, o qual solicitava o tombamento adequado do imóvel que abriga a Caixa Econômica Federal, no Gonzaga. O imóvel, localizado na avenida Presidente Wilson com a rua Marcílio Dias, não teve a área do estacionamento tombada. Segundo as informações enviadas pelo CONDEPASA, na ocasião do tombamento do imóvel entendeu-se que não havia interesse na área do estacionamento, resposta que não esclarece se a solicitação feita por Odair Gonzalez será ou não atendida.

“Estamos preocupados com a informação de que o estacionamento do imóvel onde hoje funciona a Caixa Econômica Federal possa ser ocupado de forma desordenada com a construção de um prédio comercial ou residencial. Por esse motivo já tinha apresentado um requerimento pedindo o tombamento de toda o terreno da propriedade,” explica Odair Gonzalez.

De acordo com o vereador o imóvel já está tombado, “porém é um desses casos que necessitam ter o seu tombamento aperfeiçoado, já que tanto a área edificada como a não edificada fazem parte do envoltório e do seu entorno a ser preservado, não podendo ser descaracterizado o conjunto”.

Gonzalez ainda pondera outro aspecto, este de questão física como a falta de estacionamento: “Nosso município, que atualmente apresenta um alto adensamento em locais como o coração da cidade, precisa garantir a preservação dos direitos dos munícipes que trabalham e habitam nessa região”.

Segundo o vereador, seria o caos para o Gonzaga, pois o uso desconforme acarretará a paralisação da Rua Marcílio Dias. “A construção, por exemplo, de um prédio comercial de 10 andares, causaria um grande impacto no sistema viário. Urge ao poder público adotar providências impedindo o desfiguramento do imóvel tombado”.

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489 - cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309.
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100
(Luciana e/ou Melissa).