Odair Gonzalez quer abertura de CEI

Objetivo é investigar as obras de terminal portuário

Curtir

Após denúncia feita na sessão do último dia 10, o vereador Odair Gonzalez apresentou ontem (17/09/09), na Câmara Municipal de Santos, requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito – CEI - para fiscalizar e apurar o impacto ambiental decorrente da construção do terminal portuário da área continental do município. Se aprovada pelo Legislativo esta será a primeira CEI implantada neste ano.   “O requerimento deverá receber parecer da Comissão de Justiça e provavelmente no final da semana que vem o assunto será pautado novamente. Com a CEI poderemos ouvir os diretores da empresa responsável pela obra e as autoridades que aprovaram a construção do terminal portuário; percorrer as regiões que delimitam o local, bem como verificar se o projeto está dentro da área de expansão da zona portuária e se o custo ambiental é o já avaliado na planta autorizada”, explica o vereador.

Segundo Gonzalez, é necessário verificar o andamento das obras, pois um crime ambiental pode estar ocorrendo em Santos. Em visita a Ilha Diana na semana passada, o vereador constatou o aterro de córregos que atravessam o mangue e o desmatamento da franja – região que margeia o terreno - seccionando a corrente natural dos rios. “Precisamos saber se o verificado no local já foi consentido pelo IBAMA e pela Prefeitura de Santos. O Legislativo tem o dever de fiscalizar, zelar pela cidade e principalmente pelo mangue, o nascedouro da vida, que devastado causará danos irreversíveis ao nosso ecossistema”, lembra Gonzalez.

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489 –

cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309, 13 9757-1004

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.

Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)

e-mail: odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br

site: www.odairgonzalez.com.br