O Porto da Minha Casa

Diretor da Codesp destaca momento especial em seminário sobre Porto e Cidade.

Curtir

"Nunca vivi um momento tão especial como o que estamos passando no porto atualmente". Bastante otimista com o rumo de vários projetos e obras em andamento no Porto de Santos, Paulino Moreira da S. Vicente, Diretor de Infra-Estrutura e Serviços da CODESP, abriu o primeiro painel do seminário O Porto da Minha Casa, promovido pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 25.
O evento teve início às 9h na Associação Comercial de Santos, quando o  presidente do Legislativo santista, Marcus De Rosis, ressaltou a iniciativa pioneira da Casa em realizar um seminário, propondo ser a mediadora na discussão de conflitos que envolvem o porto e a cidade.
"Nosso objetivo é colaborar para o enriquecimento desse debate que é diário, pois sem o porto integrado à cidade, a sobrevivência econômica e comercial de Santos seria um complicador", disse De Rosis. Ele agradeceu o empenho do vereador Reinaldo Martins, presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara, que idealizou o seminário.
A abertura do evento contou com a presença de várias lideranças sindicais, empresários, políticos e técnicos da área.
Como parte do painel Infra-estrutura e Ambiente, o engenheiro Paulino, funcionário de carreira há muitos anos na Codesp, detalhou as várias obras em curso na área portuária que vão aumentar a capacidade do porto santista a curto e médio prazo, como a construção das avenidas perimetrais.
"Todos os investimentos apontam para o grande desenvovimento da Baixada Santista e temos as melhores perspectivas, entretanto, é fato que há uma preocupação do porto com as cidades envolvidas, pois se faz necessária uma sintonia para que possamos realizar o melhor pela comunidade, disse Paulino. Ele ressaltou que há uma preocupação da Codesp com a questão da preservação histórica ao longo do trecho em obras. Segundo informou, a codesp levantou 72 pontos arquitetônicos ao longo da avenida perimetral e já há um trabalho de prospecção arqueológica. "Já foi identificado um sitio histórico próximo à alfândega federal e estamos destacando todos os materiais levantados, com acompanhamento do IPHAN".
Paulino disse ainda que estão sendo investidos no Porto de Santos, por meio de várias frentes de obras, mais de US$ 2 bilhões, recursos estes que vão causar um impacto direto no dia-a-dia das cidades (acompanhe na sequência a cobertura do evento).

Comentário durante Seminário "Porto da Minha Cidade" realizado em 25/04/08