O Cidoc mostrou sua importância para o público

Telma fala dos 20 anos de trabalho desse órgão

Compartilhe!

1 curtiu

Uma história de maioridade na defesa do consumidor. Dessa forma, Telma de Souza (PT), vereadora, ex-prefeita de Santos, referiu-se aos 20 anos da criação do Cidoc, um dos órgãos pioneiros no setor, no país. Criado em sua gestão como prefeita (1989 a 92), ela afirmou que o órgão soube, nestas duas décadas, mostrar sua importância para uma sociedade que exige respeito nas relações de consumo.

“O cidadão santista é exigente e o Cidoc veio para ficar. É justo comemorarmos significativamente estes 20 anos da criação. O dado histórico é que isso foi feito dentro de um conjunto de políticas para o cidadão, em que a saúde era importante, a educação era importante, como todos os outros direitos básicos”, afirmou.

Ela disse que o foco nas relações de consumo, por vezes conflituosa na sociedade, não deve impedir que ela desenvolva também outros valores, não materiais, como o respeito à vida e à dignidade. “Quando pensamos dessa forma, vemos como são amplas as noções do direito do cidadão e da relação entre prestador do serviço e o beneficiário”, analisou Telma, no início da noite desta segunda-feira, ao ser provocada sobre o tema.

Dentro do contexto político da criação do Cidoc, num período de políticas avançadas para a época, Telma aponta outros projetos, programas e ações marcantes, como a própria estruturação do sistema de saúde em Santos, o combate à AIDS, a reforma na saúde mental, ou o atendimento ao usuário de drogas. “Todas foram políticas que ousaram atender o cidadão como pleno de direitos. Neste contexto, criamos o Cidoc”, explicou.

Telma entusiasmou-se pela comemoração, registrada em artigo na imprensa, escrito pelo atual presidente, citando a data de 27 de julho. Sobre o tema, atendeu entrevistas e agradeceu pela lembrança.