Novos parlamentares tomam posse quinta-feira

Solenidade acontece na Sala Princesa Isabel, às 17h

A solenidade de posse dos vereadores eleitos da Câmara Municipal de Santos será quinta-feira, dia 1º de janeiro 2009, às 17h na Sala Princesa Isabel, Paço Municipal, na Praça Mauá, sn, Centro.  No dia, todos os dezessete vereadores deverão apresentar a declaração de bens e o diploma que receberam no dia 18/12 no Fórum de Santos. Na ocasião, tomarão posse ainda, o prefeito e vice-prefeito municipal, João Paulo Tavares Papa e Carlos Teixeira Filho, respectivamente.

A data marca também a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo, a ser nomeada no mesmo dia. É composta por cinco integrantes: presidente, primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro e segundo secretários.

Eleito o presidente, haverá a distribuição das 21 comissões permanentes. Essas comissões exercem papel fundamental na análise, discussão e votação das matérias em tramitação na Casa. A Comissão de Justiça e Redação (CJR) e a Comissão de Finanaças e Orçamento (CFO) desempenham papel singular no andamento das proposições.

Os empossados já cumpriram uma das etapas do processo democrático. Foram diplomados pela Justiça Federal, em solenidade realizada no Fórum, quando receberam também o diploma os primeiros suplentes que atesta os votos obtidos individualmente pelo candidato, condição de titular ou suplente e a coligação pertencente.