Nova diligência da CEI ao DRH da Prefeitura

Membros da comissão especial de inquérito tiveram acesso às informações sobre as rotinas administrativas nas repartições da Prefeitura.

Curtir

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada pela Câmara Municipal, que investiga o suposto desvio de dinheiro de dinheiro público da Prefeitura, fez nova diligência no último dia 30, nos departamentos responsáveis pela elaboração da folha de pagamento da Administração.

Desta vez, o presidente da CEI, vereador Marcelo Del Bosco (PPS), teve acesso às informações - via documentos - pelos chefes responsáveis, sobre as rotinas administrativas nas repartições da Prefeitura, com a averiguação do procedimento de expedição e cálculo da folha de pagamento e a sua execução orçamentária.

"É necessário que os membros da CEI tomem conhecimento do processo de remuneração dos servidores municipais passo-a-passo através, por exemplo, de um simulado", declarou.

A solicitação de Del Bosco foi atendida pelo secretário municipal de Administração. Após a entrega de documentos sobre o procedimento administrativo no departamento de Recursos Humanos (DRH), os vereadores membros da CEI puderam verificar in-loco a rotina dos funcionários do DRH.

De acordo com o presidente da CEI, as investigações "devem se ater nesse momento, no conhecimento do procedimento administrativo nas repartições municipais competentes, ao que ele denominou como "origem do erro".

O presidente da CEI, vereador Marcelo Del Bosco, disse "ter ficado com algumas dúvidas, principalmente sobre a forma de pagamento da folha salarial". Ele se referiu às fases de empenho, liquidação - verificação para atestamento de sua regularidade, autorização e execução de pagamento (nesta ordem), etapas das despesas públicas.

INTERROGATÓRIO - "Quero ter certeza de que isso está sendo feito em conformidade com a lei da contabilidade pública". Nesta visita, já houve um melhor entendimento dos membros da CEI, principalmente porque pudemos visitar o departamento responsável, mas ainda tenho alguns questionamentos que serão feitos mais adiante na investigação", revelou Del Bosco.

O parlamentar disse ainda que em reunião desta semana ficou decidido que a comissão pretende interrogar inicialmente no início deste mês, as duas servidoras diretamente acusadas de fraude na folha de pagamento da Prefeitura. As datas para a oitiva ainda serão definidas pela Câmara.

Assessoria Vereador Marcelo Del Bosco