Nínive Bernardes Calves foi homenageada

Vereadora Telma propôs homenagem

Uma homenagem merecida, uma noite contagiante, o fortalecimento de laços amistosos e fraternos. Foi este o clima da homenagem à advogada aposentada Nínive Bernardes Calves, em sessão solene da Câmara do dia (25/05/10). Proposta pela vereadora Telma, a homenagem foi presidida pelo vereador Valdir Nahora.

Uma das primeiras associadas da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Santos, ela venceu barreiras ao ingressar na profissão no final da primeira metade do século passado. Chamada por Telma de uma Pagu (apelido de Patrícia Galvão, sinônimo para mulher adiante do seu tempo, de fibra) ela recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, proposta pela vereadora Telma de Souza, vice-líder do PT.

Na presença de diversas autoridades, como a diretoria do Fórum de Santos, juizes, delegados, advogados, familiares e amigos, a solenidade teve um brilho peculiar: o histórico de vida de dona Nínive. Com o título “Uma história de fibra, dignidade e caráter”, Telma, oradora oficial, revelou detalhes da trajetória da advogada.

Baiana, de Salvador, intimamente ligada ao Nosso Senhor do Bomfim e às coisas de seu estado natal, Nínive veio com a mãe, ainda jovem, para Santos. Com um coração santista, ao longo de décadas, foi exemplo de retidão de caráter, conduta e disciplina. Esposa dedicada, mãe exemplar e profissional destacada, tem em seu histórico um repertório de ações firmes e de sensibilidade, seja na vida privada, ou no campo social e do trabalho.

Ela formou-se em 1947 pela tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital. “Vencendo as barreiras do preconceito com o seu ingresso na faculdade, até então dominada por homens, com dificuldades, morou em pensionato de freiras, sob o rigor da época, e cursou com brilhantismo o ensino de Direito. Jovem e já com fibra e dignidade, em defesa do estado de direito, na companhia de colegas de curso, enfrentou a cavalaria do Estado Novo nas escadarias do Largo São Francisco. Delineava-se ali um perfil aguerrido e atuante em defesa da legalidade, da justiça e da correção”, discursou Telma.

Já diplomada, a homenageada atuou no escritório do renomado jurista Ariosto Guimarães, deu aulas na rede pública e logo em seguida, ingressou por concurso no Serviço Social da Indústria – Sesi, em 1949. Lá, fez carreira como procuradora, de onde só saiu com a sua aposentadoria, em 1990, após 41 anos ininterruptos na função. Sobreviveu com mérito por inúmeras sucessões na direção do órgão. “Soube portar-se de forma impecável diante de momentos conturbados da história política e econômica nacional. Apesar das mudanças de cunho social, de sucessivas crises financeiras e de alteração da ordem jurídica do País, manteve-se firme em sua profissão e na função”, afirmou Telma.

A parlamentar destacou também a vida pessoal da homenageada. “A força e a profunda sabedoria com as quais pautou e pauta a sua vida profissional e acadêmica, a disciplina e a competência em sua área de atuação, são as mesmas a descrever a sua vida pessoal, na qual cultivou os mesmos valores”. Dona Nínive casou-se no final da década de 40 com Milton Calves, então contador e estudante de Direito. Do entrelaçamento, abreviado pela morte precoce do marido, vieram os filhos Márcio Luiz Bernardes Calves, atuante jornalista, e Milton Rubens Bernardes Calves, que seguiu com êxito a profissão da mãe. Ambos presentes ao evento, coube a Márcio fazer a saudação, falando sobre o cuidado na formação dos filhos.

Conhecedora de latim, amante da filosofia de Voltaire e da literatura, oferecia aos filhos, poesias, poemas e prosa, exigindo sempre correção nas formas de expressão. Dentre os momentos especiais dona Nínive destaca o nascimento das netas, duas delas profissionais já formadas, Carla e Patrícia, e duas adolescentes, Maria Eduarda e Isabela.

Para Telma, dona Nínive, uma Pagu do nosso tempo, cultiva a vida com honradez e maestria, sendo merecedora de todo o apreço e da homenagem. “Sem dúvida, é uma honraria que me provoca alegria e orgulho, ainda mais por levar o nome de Braz Cubas, que foi fundador da Vila de Santos. Aqui, constituímos a nossa vida e nos tornamos santistas por adoção, e graças a Deus, sendo muitos felizes. Com certeza, esta homenagem me integra oficialmente à minha querida cidade de Santos. Estou sensibilizada, obrigada, Telma, obrigada a todos”, disse.

assessoria de imprensa
gabinete da vereadora Telma de Souza