Mudanças no Ensino Fundamental

Educação Fundamental passará a ter nove anos e as mudanças que ocorrerão a partir do próximo ano letivo serão tratadas em audiência pública nesta quarta-feira (14), às 14h30, na Sala Princesa Isabel.

Compartilhe!

1 curtiu

As mudanças que ocorrerão a partir do próximo ano letivo na educação fundamental, que passará a ter nove anos de duração, vêm causando intensa polêmica entre os professores.

Com a finalidade de discutir a questão, a vereadora Suely Morgado (PT) convocou audiência pública na Câmara Municipal para esta quarta-feira (14), às 14h30. A secretária de Educação, Suely Maia, já confirmou presença no encontro.

Segundo a vereadora, as mais apreensivas com as alterações anunciadas pela Secretaria de Educação são as professoras de educaão infantil, porque muitas temem a perda de classes.

A vereadora acredita que cerca de 60 professoras de educação infantil podem vir a ser prejudicadas com as inovações propostas pela Seduc. A insatisfação das professoras de educaão infantil vem desde outubro, quando foi promovido um curso de capacitação para as séries iniciais voltado apenas para as professoras de ensino fundamental.

Suely diz que não houve adequação da rede para o novo sistema. “Não houve construção de salas de aula ou ampliação de escolas. As crianças de 6 anos continuarão nas escolas de educaão infantil, mas as aulas serão ministradas por professores de educação fundamental. As professoras de educação infantil estão descontentes porque foram alijadas do processo”.

Para a parlamentar, “o projeto dos nove anos é muito importante, mas deveria ser adiado para 2007, após ampla discussão. Para que a organização escolar dê resultado, é preciso que os professores participem”.