MP atuará para diminuir impacto de poluição ambiental

Decisão ocorreu após reunião solicitada por vereador

Curtir

O Ministério Público (MP) atuará para diminuir o impacto ambiental produzido pelo embarque e desembarque de grãos no cais santista. A promotoria convocará a Codesp e operadores dos terminais 39 e 40 para, em conjunto com a Cetesb, avaliarem a melhor solução para atenuar o mau cheiro que atinge os bairros da Ponta da Praia, Estuário, Aparecida, Macuco e adjacências.

A decisão ocorreu após reunião, solicitada pelo vereador Sadao Nakai (PSDB) ao presidente da Cetesb, Otávio Okano, realizada na última terça-feira (dia 9 de agosto), na sede da Cetesb. A convite do parlamentar, também esteve presente o promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Santos, Daury de Paula Júnior.

"A convocação ainda não foi agendada, mas demos um passo importante para que a Cetesb se engajasse nesta questão, que vem incomodando a população santista", afirma o vereador.

Nakai entregou ao presidente da instituição, Otávio Okano, representação protocolada junto ao Ministério Público, em maio deste ano, e abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas dos moradores da Ponta da Praia.

“O abaixo-assinado acabou sendo de extrema importância para que a Cetesb e o Ministério Público pudessem encaminhar as deliberações, já que não havia registro anterior de denúncias na Cetesb Regional".

De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE, a Ponta da Praia abriga 36.940 moradores. Já o bairro da Aparecida conta com 30.448 habitantes. Macuco e Estuário possuem juntos, aproximadamente, 26 mil munícipes, totalizando 90 mil pessoas nestas áreas. Além disso, mais de mil unidades habitacionais serão construídas até 2012.

Histórico

O vereador Sadao Nakai protocolou, em maio deste ano, representação no Ministério Público apontando a poluição ambiental que atinge, principalmente, os bairros da Ponta da Praia e do Estuário, próximos aos terminais 39 e 40, local de embarque e desembarque de granéis sólidos. O parlamentar esteve com o promotor de Meio Ambiente, Daury de Paula Júnior e entregou um CD com fotos e vídeos do estrago que os grãos provocam nestes bairros.

De acordo com Nakai, o mau cheiro provocado pela fermentação dos grãos provoca odor parecido com fezes. "Além disso, no momento do despejo dos grãos nos porões dos navios, há um levante vertiginoso de poeira e de fuligem, partículas que acabam atingindo alguns bairros da cidade".

O vereador colheu um abaixo-assinado com 2 mil assinaturas, após denúncias de munícipes que passaram mal com o forte cheiro nas últimas semanas.

Assessoria de imprensa
Tels: (13) 7811-4708 / ID: 96*54818