MP analisa representação de parlamentar

Direção de hospital está sendo questionada

Depois de protocolar representação junto ao Ministério Público (MP) quanto às condições de funcionamento do Hospital Guilherme Álvaro, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (10/01/11) uma resposta da Promotoria de Justiça Cível de Santos.

Por meio de ofício, o órgão informou que questionará a Direção Clínica do hospital para que dê explicações quanto à existência, ou não, de medicamentos para a realização de quimioterapia. O MP requisitará, ainda, ao Conselho Regional de Medicina (CRM) uma visita ao Guilherme Álvaro no sentido de se constatar se o setor de quimioterapia está de acordo com as normas legais.

O caso veio à tona depois que Banha recebeu em seu gabinete “dezenas de reclamações desesperadas”, conforme explicou. “Decidi ver in loco a aflição que diversos munícipes vivem pela falta de medicamentos para tratar diversos tipos de câncer. Fiquei espantado e sensibilizado com a realidade dos doentes da cidade. Por isso, entrei com representação junto ao Ministério Público indagando porque, há cerca de dois meses, faltam medicamentos para a realização da quimioterapia, um procedimento essencial para o tratamento da enfermidade”.

O vereador informou, ainda, que muitos doentes lhe disseram que a situação se normalizará em 120 dias. Porém, ele entende que quatro meses é muito tempo e que, se nada for feito, até lá, muitos terão seus quadros de saúde agravados ou então poderão estar mortos. “Não podemos ficar passivos olhando o pânico destas pessoas que estão desesperadas. Por isso, hoje, darei entrada junto ao Ministério Público interpelando o Estado quanto a questão. Afinal, a saúde é um direito constitucional de todos; e o Estado deve respeitar população, garantindo essa essencial condição”.

__________________________________________________________________________________

Assessoria de imprensa do vereador Banha
Jornalista: Vitor Gomes
contatos: (13) 3219-6419; 3021-6394