Movimentos de moradia reivindicam respeito a portaria federal

Vereadora Cassandra apóia movimento

Curtir

Uma luta de mais de dezoito anos teve mais dois capítulos na última quinta-feira, dia 18/2. Movimentos de luta por moradia de Santos, que desde os anos 90 lutam pela destinação para habitação popular das áreas da União, da antiga ferrovia do Porto, estiveram no escritório local da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e na Câmara Municipal, para reivindicar respeito à portaria federa l que destinou estas árias, em 2001.

Receiosos de que estas áreas, muitas das quais foram invadidas por terceiros, possam ter seu uso desvirtuado, as liderançpas destes movimentos procuraram as autoridades envolvidas, e cobraram o cumprimento dos termos da Portaria N° 108, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que destinou cinco destas áreas para que a Prefeitura construísse habitação para framílias carentes.

As lideranças que já haviam estado na Câmara, no último dia 11, retornaram à Casa para reafirmar sua disposição de lutar por seus direitos, pois dias antes a Câmara havia dado apoio a entidades que ocuparam irregularmente estas áreas, com o beneplácito da  Pr efeitura e da Codesp, e que agora são alvo de reintegração de posse, transitada em julgado, em ação movida pela Advocacia Geral da União.

No escritório da SPU de Santos, os representantes dos movimentos, acompanhados pela Vereadora Cassandra, foram recebidos pelo novo chefe do escritório, Sérgio Martins. Na oportunidade, Sérgio reiterou a determinação do órgão em destinar as áreas para moradia popular e afirmou que a SPU está ultimando o contrato de cessão das mesmas para a Prefeitura, que segundo a Portaria do Ministério, deve ser o agente promotor das moradias.

Os movimentos agora vão ser articular para cobrar do prefeito a construção das moradias, tão logo as áreas sejam formalmente cedidas.

Moradores da Vila Belmiro reivindicam paralisação do asfaltamento das ruas do bairro

Moradores da "Vila mais famosa do mundo" procuraram a Câmara e entregaram cópia de abaixo-assinado entregue ao prefeito, pelo qual reivindicam a imediata paralisação das obras de pavimentação das tradicionais vias do bairro.

No documento, os moradores justificam o pedido, pois os paralelepípedos que estão sendo recobertos por asfalto "são menos quentes ..., e ajudam a drenagem das chuvas, além de serem mais compatíveis com a velocidade máxima da via local".

A Vereadora Cassandra, que apóia o movimento dos moradores, vai solicitar, na próxima sessão da Câmara, que o prefeito determine a imediata paralisação das obras e ouça os argumentos da população, os quais estão em sintonia com a busca de uma cidade ambientalmente sustentável.

Assessoria do Gabinete da Vereadora Cassandra Maroni Nunes
Tel.: 3219.1890