Movimento feminino recebe homenagem

Em cumprimento a lei 2.448, o Dia da Mafista foi lembrado na Câmara Municipal.

Compartilhe!

Curtir

O dia da Mafista – Movimento de Arregimentação Feminina, que passa a ser comemorado todo o dia 13 de junho, se concretiza como uma merecida homenagem para o grupo de mulheres decididas a colaborar para que o mundo seja um lugar mais justo para viver.

A sessão solene realizada na sala Princesa Isabel reuniu pessoas ilustres que, na oportunidade, puderam conhecer melhor a trajetória da Mafista. Integrado atualmente por 250 mulheres que participam ativamente de comemorações importantes, como as homenagens pelo Dia da Cidade, da Revolução Constitucionalista, Semana da Pátria entre outras.

O vereador José Lascane, autor da propositura, classificou como sendo a homenagem uma das mais prazerosas dos seus 18 anos de legislativa. “É com muito orgulho que me reúno com mulheres tão especiais que, há tanto tempo abrilhantam a história de Santos”.

Íntegra do discurso do Vereador José Lascane

Homenagem ao Dia da Mafista.

A homenagem desta noite é sem dúvida uma das mais prazerosas dos meus 18 anos de legislatura, pois é com muito orgulho que me reúno com mulheres tão especiais que há tanto tempo abrilhantam a história de Santos.

Hoje, nós estamos aqui para comemorar o “Dia da Mafista”, uma data que entra para história marcada pela coragem de algumas mulheres dispostas se não a mudar o mundo, ao menos colaborar para que ele seja um lugar mais justo para se viver.

A trajetória do Movimento de Arregimentação Feminina(MAF) é traçada por pessoas que lutam por causas aparentemente perdidas, mas independente dos resultados, elas carregam em seus currículos diversas vitórias, pois não esperam por recompensas apesar de seus atos.

As mafistas lutam pela valorização pessoal da mulher, alertando para suas responsabilidades e direitos na sociedade; defendem à criança, o jovem e o idoso; estimulam o lazer cultural; incentivam a defesa do meio ambiente; defendem a soberania nacional e trabalham pela paz e justiça.

O MAF - Central de Santos é uma sociedade cívica apartidária, fundada em 12 de junho de 1962. Há 45 anos marca sua jornada pela forma perseverante que se mantém, pois os Movimentos que existiam em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cubatão e São Vicente, hoje estão extintos. Logo, apenas nossa cidade tem o privilégio de sediar o único Movimento de Arregimentação Feminina. 

É integrado atualmente por 250 mulheres, entre elas estão: professoras, diretoras de escola, advogadas, artistas plásticas, poetas, escritoras e senhoras santistas com representatividade em nossa comunidade. Possui sede própria, adquirida através do empenho das mafistas, que lançaram um Livro de Ouro com donativos de todas.

Como entidade cívica, o MAF participa ativamente das comemorações do Dia da Cidade, prestando homenagem no monumento a Brás Cubas, participa também do Dia da Revolução Constitucionalista, das comemorações da Semana da Pátria, Dia da Nossa Senhora do Monte Serrat e promove uma vigília no Pantheon dos Andradas.

Em sua sede comemora todas as datas cívicas: Descobrimento do Brasil, Tiradentes, Dia das Bandeiras, Fundação de Brasília, Dia do Índio, Dia da Independência, através de palestras ou eventos.

O MAF é um clube sem fins lucrativos, conta com doações de sócias, anuidades e recursos financeiros, obtidos através de eventos sociais. Nesses encontros, o grupo promove a confraternização de mafistas e convidados. No seu jantar de aniversário elege e homenageia “A Mulher do Ano”. Com esses recursos promove campanhas fixas em beneficio dos idosos e crianças, além de eventuais solicitações de auxilio durante o ano, quando ocorrem incêndios e enchentes, por exemplo. Organiza também o almoço de Natal de algumas entidades e outras ações que se fizerem necessárias.

A história de vocês emociona sem dúvida não só a mim, mas a todos aqueles que têm a oportunidade de conhecer um pouquinho, não precisa ser muito não, o trabalho que realizam com tanta coragem, perseverança e sensibilidade.

Certamente, todas essas realizações só poderiam ser feitas por aquelas que estão dispostas a caminhar nas dúvidas, mas sem deixar a certeza de lado, pois sabem que a fé é a certeza daquilo que não se vê. 

Prof. José Lascane
Vereador-PSDB