Morre ex-presidente do Legislativo Nelson Antunes Mattos

Sepultamento ocorreu no Cemitério do Paquetá

Curtir

Faleceu ontem, 6, aos 85 anos, o ex-Vereador e Presidente do Legislativo Santista Nelson Antunes Mattos, pai do Vereador Braz Antunes Matto Neto.

O sepultamento ocorreu no Cemitério do Paquetá.

Nelson Antunes Mattos - Perfil

Os olhos atentos de Nelson Antunes Mattos testemunharam os principais momentos da história política de Santos a partir de 1956, ano em que se elegeu vereador pela primeira vez. Mais ainda: participou ativamente de muitos acontecimentos fundamentais para a Cidade.

Hábil negociador, estrategista primoroso, exerceu a vereança durante 26 anos consecutivos, sem nunca ter perdido uma eleição. Foi Presidente da Câmara, eleito por unanimidade, de 1975 a 1976 e Secretário Municipal de Administração de 1981 a 1984. Em 1968, foi o vereador mais votado da Cidade, pelo MDB, com 3.726 votos. Em 1976, foi o mais votado da Arena, com 5.602 votos.

Militou em algumas siglas partidárias, a começar pelo PDC e pelo PL, passando entre outros pelo PTB. Conviver com diferentes perfis eleitorais é coisa que ensina e amadurece. Mudar era normal, naqueles tempos. Em 2004 filiou-se ao PPS.

Contador e Advogado, exerceu a Presidência do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos durante oito gestões, a partir de 1953. É um dos nomes mais respeitados da história do sindicalismo santista e profundo conhecedor das questões portuárias . Foi um dos fundadores da Federação Nacional dos Portuários e do extinto Fórum Sindical de Debates, órgão lendário, do qual foi também secretário.

Nascido em 13 de março de 1926, manteve sempre o interesse pelas coisas da política. Acompanhou de perto a carreira de seu filho, Braz Antunes Mattos Neto, que está em seu segundo mandato como Vereador pelo PPS. Conselheiro efetivo do Santos F.C., fazia questão de citar em seu currículo o fato de ter jogado no time juvenil da Portuguesa Santista, além de diversos clubes da várzea. Uma fratura no tornozelo direito abreviou o encerramento da carreira do então vigoroso zagueiro. O Sindicalismo e a Política agradecem.

Os olhos que testemunharam os fatos e seus bastidores refletiam um grande amor por Santos e pela família. Nelson viveu pensando politicamente, respirando política em todos os instantes. A Cidade que ajudou a construir e desenvolver com sua atividade legislativa cresceu muito, na sua opinião: “Antigamente os jovens de Santos e da Baixada Santista precisavam sair daqui para frequentar alguma faculdade. Hoje, os jovens de outras cidades procuram as faculdades e universidades santistas”.

Os livros não contam, a história não registra. Mas Nelson Mattos, testemunha e protagonista ao mesmo tempo, sabe que um fato sempre tem muitas interpretações e ângulos diversos. Arthur Rivau, Fernando Oliva, Francisco Prado, Gastone Righi, José Gonçalves, Osvaldo Justo, Oswaldo De Rosis, Paulo Gomes Barbosa e Silvio Fernandes Lopes, entre outros, companheiros e contemporâneos, sempre souberam disso tudo.

Os tempos mudaram, a política mudou. Mas Nelson continuou dando lições de política, diariamente.