Moradores estão preocupados com destino de escola

Cleóbulo Amazonas Duarte foi tema da Tribuna Cidadã

A 32º Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (dia 3 de junho), contou não somente com a presença de munícipes, como também sua participação direta no plenário.

Um exemplo foi Roseli Simões Barreto, da Sociedade de Melhoramentos da Encruzilhada. Preocupada com o destino da Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, ela utilizou a Tribuna Cidadã e fez um discurso emocionado aos vereadores para evitar o fechamento da unidade de ensino.

“Não podemos deixar que o Cleóbulo encerre as atividades. Isso significa fechar as portas para o bem mais importante na formação do ser humano que é o conhecimento”, disse a munícipe em tom de apelo.
Após a aula de cidadania, Roseli deixou a tribuna sob aplausos dos edis e cidadãos presentes que acompanhavam a sessão.

Entenda o caso
A Escola Estadual Professor Cleóbulo Amazonas Duarte, no bairro da Encruzilhada, foi o foco de inúmeras discussões entre o governo (estadual e municipal) e a população santista durante a semana que se passou.
Devido a suspeita de que a escola encerraria as atividades por evasão escolar (1.120 para 850 estudantes), pais, alunos, funcionários e corpo docente se mobilizaram para cobrar às autoridades explicações.

De acordo com informações veiculadas na imprensa, um acordo entre o Estado, Prefeitura e USP firmado em 2011, cederia o endereço da Diretoria de Ensino de Santos, alocada na Escola Cesário Bastos, na Avenida Rangel Pestana, ao novo campus da universidade para atender às demandas da área de Petróleo e Gás.

Durante o processo, caberia ao município a cessão de um terreno ou prédio para sediar o órgão de ensino, o que não aconteceu até 2013. Sem nova proposta da Prefeitura, coube ao Estado abrigar a Diretoria de Ensino na Escola Cleóbulo.
Outra alternativa seria o uso de terrenos da União, por intermédio da parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Coordenadoria de Comunicação Institucional
imprensa@camarasantos.sp.gov.br