Moradores do Santa Maria fazem reivindicações

População quer melhoria no serviço de lotação

Curtir

O vereador Arlindo Barros (PSDB) presidiu no último dia 7 de abril na Capela Sant\'Anna, no morro Santa Maria, a audiência pública que tratou do transporte público na região dos morros. O encontro foi realizado através da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Transporte que tem como presidente o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim, além de Roberto Teixeira como vice-presidente.

O objetivo foi procurar alternativas para auxiliar os moradores do local, já que depois da meia noite, não transita mais lotação no Santa Maria, causando transtorno e perigo para os que trabalham ou voltam do emprego no período da noite.

Os moradores do morro Santa Maria questionaram a CET pelo fato das lotações não cumprirem com o prazo de saída do ponto de embarque para cada veículo, que seria de 10 minutos nos horários de pico. Além disso, foi comentado que os motoristas estão saindo do ponto somente quando as peruas ficam lotadas, prejudicando os munícipes que irão pegar os veículos nos próximos pontos. "Chega ao ponto das pessoas terem que ficar em pé, fazendo a gente se sentir uma sardinha enlatada", diz a munícipe Célia Barros.

A gerente de transporte e equipamentos públicos da CET, Patrícia Azevedo diz que melhorias estão sendo feitas para evitar maiores transtornos aos moradores "Começamos a monitar os veículos, utilização de uniformes, além da permissão do uso de vale transporte, ou seja, aos poucos estamos nos adequando a vontade dos munícipes".

Outro assunto muito questionado pelos moradores foi o fato de algumas lotações estarem cobrando a passagem para os idosos maiores de 65 anos. Os moradores testemunharam casos de perueiros chegarem a retirar a pessoa do veículo. Outro caso comentado é dos motoristas não pegarem no ponto deficientes físicos, pelo fato dos ônibus não serem adaptados. Para o presidente da Associação dos Perueiros de autolotações de Santos José Carlos da Silva, esse fato não pode ocorrer.

"Estamos seguindo o que pede o Estatuto do Idoso. Em caso de algum motorista cobrar ou expulsar o senhor da lotação, devem informar o número do veículo para que possa ser punido de maneira adequada. O mesmo vale no caso dos deficientes. Eles têm que ser transportados de maneira adequada", disse.

Uma das sugestões apresentadas pelos moradores seria a utilização de microônibus, com o intuito de haver a competição com as lotações. Para o representante do presidente da CET Murilo Barletta, é um fato que precisa ser estudado. "Temos que analisar se o microônibus vai ser capaz de atravessar em trechos curtos do morro, mesmo estando lotado. Mas faremos uma análise sobre o pedido".

Para Barros, o encontro foi importante, pois havia uma lacuna entre a realidade que os moradores vêm enfrentando com o do apresentado pela CET na audiência. "O contato com os moradores foi vital para a CET saber que precisa melhorar muito o serviço de lotação no Santa Maria, principalmente na questão de auxiliar quem trabalha no período da madrugada".

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470