Moradores de Caruara apresentam queixas

Vereador Furtado aprentou os problemas em plenário

Queixas e denúncias da população
de Caruara são levadas à Câmara

¨É possível imaginar uma ambulância colocada pela SMS de plantão num bairro isolado de Santos – no caso Caruara – mas que não pode ser utilizada na madrugada, em situação de emergência, pela simples razão do motorista de plantão estar dormindo placidamente, não ouvindo o acionamento da campainha do postinho de Saúde ?¨

Esse é um trecho do requerimento apresentado pelo vereador Benedito Furtado (PSB)  na sessão da Câmara do último dia 14/05/09. O documento  apresenta várias queixas  de mau atendimento  na área de Saúde, inclusive comportamento inadequado de médicos, demora para construção da nova unidade básica de saúde, e relata a revolta da população em relação à demora para a regularização fundiária, o que impede que sejam feitas novas construções e reformas nas moradias.

Também não pode ser construída a   rede de esgoto, cujo projeto já foi aprovado pela Sabesp, além de impedir a  reforma de praças e urbanização geral  do bairro. ¨O único serviço que funciona de forma eficiente é a ação dos fiscais ambientais multando moradores quando constroem algum ¨puxadinho¨, assinalou Furtado.

O requerimento enfoca várias  denúncias graves em relação à falta de Segurança, como tráfico de drogas, assaltos e roubos e ameaças a antigos moradores. As rondas da PM são insuficientes,  não há estrutura adequada no postinho dividido com a guarda municipal, há abuso de motoristas e motos e vários problemas no entorno da escola da Bairro, a UME Ricardo Sampaio.  O requerimento foi subscrito por vários vereadores e aprovado por unanimidade.

ADMINISTRADOR AUSENTE

Além de pedir providências do Prefeito em relação aos problemas anotados por representantes das Secretarias de Planejamento, Saúde, Segurança, inclusive pelo próprio  Cel. Trovão, comandante da Guarda Municipal, Furtado sugeriu ao Prefeito que definisse rapidamente o nome de novo  coordenador regional da Área Continental, tendo em vista que Nelson Parente, nomeado provisoriamente só aparece no bairro uma vez por semana. Esse modelo de ¨administração à distância¨  é motivo de várias queixas da população, como ficou patente na audiência pública,  promovida pela CEV da Câmara, no dia 12 de maio, na Escola Total de Caruara.

A CEV presidida por Furtado tem por objetivo acompanhar as  reivindicações da população junto às autoridades . Mas a lentidão na tomada de decisões em relação ao bairro e demais comunidades da área continental tem criado um clima de revolta entre os moradores.

TRAPALHADA

Outra queixa é a falta de definição para a entrega da nova unidade de saúde, prometida pela Prefeitura há vários anos, tendo em vista que o postinho de saúde, com  dimensões reduzidas, não oferece  espaço físico para um bom atendimento nem permite a ampliação do quadro de médicos.

¨Há dois anos, o secretário de Saúde a nosso pedido, compareceu à Caruara e apresentou o projeto da nova unidade básica, compatível com o crescimento do PSF¨,  registrou Furtado em seu requerimento,  relembrando que as obras seriam custeadas com verbas já liberadas pelo Governo do Estado. ¨Descobriu-se porém, depois de todo processo feito, que a área pública escolhida, junto à praça central, estava destinada para a abertura de uma rua. Ou seja, a falta de conversação entre Secretaria de Obras e Saúde, medições equivocadas, e outras trapalhadas, resultaram no adiamento dessa obra¨, enfatizou o vereador.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850