Moradores da Ilha Diana pedem lixeiras

Cerca de 40 famílias residem na Ilha

Curtir

Cerca de 40 famílias residem na Ilha Diana em comunidade fechada e sobrevivem basicamente da pesca. Atualmente a ilha tem recebido maior atenção das autoridades e seus moradores estão satisfeitos com algumas das melhorias na infra-estrutura local, mas ainda vivem com um problema sério. A falta de lixeiras. O acúmulo de lixo nas calçadas e junto às sarjetas tem ocasionado mal cheiro, proliferação de insetos e risco à saúde pública. Por este motivo, o vereador Odair Gonzalez, apresentou requerimento (em 10/08/2009) requerendo do Executivo a colocação de lixeiras em toda a extensão da Ilha Diana.

Dados da Ilha Diana:

Localizada no Rio Diana no caminho de Bertioga para quem sai de Santos, logo após as instalações da Base Aérea de Santos e em frente ao Monte Cabrão, a Ilha incorporou o nome do rio e, de Ilha dos Pescadores no Rio Diana com o tempo passou a Ilha Diana. Apesar de ficar perto da área insular de Santos, durante alguns anos, era a Base Aérea quem atendia às reivindicações da população local. Começou a ser redescoberta, inclusive em termos de potencial turístico, no século XXI. O que, como costuma acontecer, pode significar uma redenção econômica para a comunidade que ali vive, mas ao mesmo tempo também pode significar o fim de uma era na cultura local.

População do Morro do José Menino pede quadra de esportes e salas para Sociedade de Melhoramentos

A Unidade Municipal de Educação – UME - Padre Lúcio Floro foi inaugurada em 27 de janeiro de 2008 e desde esta data as 3 mil famílias  do Morro do José Menino têm a expectativa também de ouvir do Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, a notícia da construção de outras obras: a quadra de esportes e as salas para a comunidade. Segundo os moradores o prefeito  prometeu a escola, a quadra e as salas para abrigar a Sociedade de Melhoramentos após a entidade social fazer parceria com a Prefeitura e ceder o terreno para a construção da unidade de ensino. Ocorre que, após um ano e meio, os moradores continuam esperando a materialização total das promessas. Para tentar solucionar este problema, o vereador Odair Gonzalez (PR) apresentou em sessão (07/08/2009) da Câmara Municipal de Santos requerimento solicitando as construções da quadra de esportes e das salas no terreno da escola.

“A Sociedade de Melhoramentos do Morro do José Menino fez a sua parte cedendo o terreno à prefeitura. A população foi beneficiada com a melhoria no local e principalmente com a construção da UME Padre Lúcio Floro, uma unidade de ensino integral e de qualidade. Até então só existia uma escola pública no morro, a Irmão José Genésio, localizada na parte baixa, que não possuía vagas suficientes. As crianças precisavam  descer o morro para chegar nesta escola e outras estudavam mais longe ainda. Estes problemas foram solucionados, mas ainda faltam as construções da quadra para atividades recreativas e das salas para a associação dos moradores.”

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489
Cel. 13 88158977, 13 97571004
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br
www.odairgonzalez.com.br