Monumento "O Portuário" é motivo de requerimento

Vereador afirma que monumento está abandonado.

Curtir

Jama quer monumento O Portuário na entrada de Santos

O vereador José Antonio Marques Almeida (Jama) apresentou na sessão da Câmara Municipal de Santos, do dia 9 último, requerimento denunciando o estado de abandono que se encontra o monumento “O Portuário”, que fica na avenida Eduardo Guinle, em frente à avenida João Pessoa. “Quem passa pela avenida Eduardo Guinle vai observar que o monumento está encurralado por todos os lados”, reclama o vereador do PDT, completando que tal quadro retrata a situação dos trabalhadores portuários de Santos. “O desrespeito é evidente: o que deveria ser uma homenagem parece mais um estorvo para as novas construções e negócios do Porto de Santos”.

No trabalho apresentado na Câmara, Jama observa que sindicalistas da área do porto já estão propondo, desde junho, pelo menos, a mudança do monumento para um local mais visível e que valorize a obra dos artistas Vito D’Alessio e Juvenal Irene. “Alguns locais já foram lembrados, como a entrada de Santos, pela cidade portuária que Santos é, pelo papel importante da classe portuária no movimento sindical”.
O vereador espera que a situação mude rapidamente e que o monumento “O Portuário”, que é uma justa homenagem aos trabalhadores do porto, o seja de fato, “numa homenagem aos trabalhadores portuários, que dão suas vidas para que o Porto de Santos mantenha a pujança de ser o maior porto do Hemisfério Sul, bata recordes de movimentação de carga; mas, acima de tudo, para os trabalhadores que tantas vezes souberam lutar pelos seus direitos e pelas reivindicações populares e democráticas da sociedade”.

Íntegra do Requerimento do vereador Jama:

Sr.Presidente; Srs.Vereadores; Sras. Vereadoras:

Quem passa pela Avenida Eduardo Guinle vai observar que o monumento “O Portuário” está encurralado por todos os lados. Inaugurado em 1996, o monumento vive os seus piores dias, igual aos dias reais, e atuais, de milhares de trabalhadores portuários de Santos. O desrespeito é evidente: o que deveria ser uma homenagem parece mais um estorvo para as novas construções e negócios do Porto de Santos.
Vários sindicalistas da área do porto, em reportagem no site PortoGente, propuseram a mudança do monumento para um local mais visível e que valorize a obra dos artistas Vito D’Alessio e Juvenal Irene. Mas, principalmente, para que valorize o sentido do monumento.
Alguns locais já foram apresentados pelos próprios dirigentes sindicais, como na entrada de Santos, pela cidade portuária que Santos é, pelo papel importante da classe portuária no movimento sindical.
O fato é que o monumento do jeito que está não pode ficar.
Nesse sentido, apresento o seguinte:

REQUERIMENTO Nº

REQUEIRO, ouvido o plenário, que esta Casa oficie à Presidência da Autoridade Portuária de Santos – Codesp,  para que as condições do monumento “O Portuário” sejam tratadas com os sindicatos da área no sentido de definir um local melhor e adequado ao que se pretende ser uma homenagem aos trabalhadores portuários, que dão suas vidas para que o Porto de Santos mantenha a pujança de ser o maior porto do Hemisfério Sul, bata recordes de movimentação de carga; mas, acima de tudo, para os trabalhadores que tantas vezes souberam lutar pelos seus direitos e pelas reivindicações populares e democráticas da sociedade.

Sala de Sessões, 09  de agosto de 2007.

JOSÉ ANTONIO MARQUES ALMEIDA (JAMA)
Vereador do PDT