Monitores de Creche aguardam reunião

Encontro acontece nesta quarta-feira. Confira

Uma reunião é aguardada para esta quarta-feira (1/9), em Santos, entre uma comissão das monitoras de creche, a Prefeitura e a Comissão de Educação da Câmara. Assim que a sessão do Legislativo da última quinta-feira (26/08) foi encerrada, a vereadora Telma de Souza (PT) reuniu-se com cerca de 15 monitoras da rede pública municipal para discutir um impasse que a categoria vive há mais de dez anos: as profissionais lutam para serem reconhecidas dentro da Secretaria de Educação como professoras.

Segundo o grupo, na cidade, professores e monitores possuem cargos diferentes apenas no papel. Na prática fazem basicamente as mesmas tarefas, apesar de não terem os mesmos direitos garantidos. “E é exatamente para aproveitar essa brecha que a Seduc quer nos pulverizar, alterando nossos locais de trabalho e quebrando nossa fixação de sede para sanar problemas de gestão.

Seremos encaminhadas a outras creches, e não queremos isso. Desejamos os mesmos benefícios que os professores possuem, afinal também somos pedagogas. Muitas possuem, até, especialização para trabalhar com crianças de zero a seis anos”, desabafou uma monitora .

Há um caso exemplar com uma monitora que trabalha em salas de aula há quase duas décadas. Indignada, ela disse ser tratada pela Secretaria de Educação como se fizesse parte do Administrativo. “Agora, se sou deste setor, o que estou fazendo dentro de uma classe? É preciso que nossos direitos sejam assegurados além de respeito e consideração. Eles nos deram apenas deveres”.

Telma, que preside a Comissão Permanente de Educação da Câmara santista, entende que a atual situação não pode continuar e prometeu lutar pela questão. “Aqui na cidade estamos com graves falhas que precisam ser resolvidas com extrema urgência. A maioria das monitoras são professoras de formação; porém, tradadas como profissionais de segunda categoria. E essa diferença não pode existir em nosso município, uma vez que outras cidades do Brasil, como por exemplo, São Paulo, já resolveram o problema”, explicou Telma.

Ao final do encontro, a parlamentar pediu esforços aos vereadores presentes na reunião (Braz Antunes e Geonísio Pereira Aguiar) para marcar uma reunião com o Executivo nesta segunda-feira, posteriormente remarcada para  quarta-feira.

Vereadora Telma de Souza (PT)