Missionária tem trabalho reconhecido pela Câmara

Eliana Prado recebeu medalha Braz Cubas

Compartilhe!

Curtir

Foi realizada na última sexta-feira, 9/05/08 durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, a entrega da medalha "Braz Cubas" a missionária Eliana Guedes Rédua do Prado. Vice-presidente do Ministério Evangélico Cristo é a Resposta, está envolvida em diversos trabalhos no Ministério. A homenagem é de autoria do vereador Ademir Pestana. Acompanhe abaixo o discurso do vereador.

ELIANA DE JESUS

Senhores:

Corria, corre e correrá infinitamente um rio de afeição e bondade na moça que veio a Capital paulista, que é hoje a vice-presidente de nosso Ministério Evangélico Cristo é a resposta. É ela que responde aos departamentos de Casais, Adolescentes, Jovens, visitação. E que cuida das crianças, é presidente da Igreja Infantil.

Eliana Guedes Rédua do Prado é a missionária que recebe hoje a Medalha Brás Cubas, esta láurea com que esta Câmara Municipal de Santos homenageia seus grandes cidadãos, na medalha que traz o nome de seu fundador.

Tia Eliana é importante, porque cuida da sociedade em que convive, apara suas arestas, ocupa suas falhas, preenche. Ela cuida ainda do Atendimento Telefônico, Edição, Publicação e veiculação de livretos e jornais, assim como programas de televisão e missões diversas - entre todas as incumbências amplas deste dom de servir e encantar. Ela preside a Igreja Infantil. E a criança esta presente em 28 versículos da bíblia, seu guia: em Provérbios 20, 11, lemos: Até a criança se dá a conhecer por suas ações, se o que faz é puro e reto

Diz o Eclesiastes, 11, que deves lançar teu pão sobre as águas porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, até 8, porque não sabes que mal haverá obre a terra. Nestas lições da Bíblia se apegou Tia Eliana.

Correu, corre e correrá um mar de solidariedade necessária a todos os seres e que a nossa Eliana distribui. Que é Guedes Rédua do Prado e distribui o bem como se o possuísse todo em si. É um oceano de bem, que dignificando os seres a faz integral como Deus quis que fosse.

Isto para que cumprisse o papel de fomentar a vida, redimensiona a existência para além das meras necessidades do dia a dia para perceber sua origem nas crianças que cuida e alimenta de fé. E em Provérbios, 21, 21, lemos: Aquele que segue a Justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.

A missionária Eliana  nasceu em seis de maio de 1958, fazendo 50 anos agora, terça passada. É a esposa de Natalino, nosso pastor, este Gabriel, como o anjo, do Prado Filho. Foi em 21 de julho de 1979 que ela se uniu com o Pastor Natalino nos e no início de agosto nos premiou vindo acudir almas aqui fundando a Igreja - exercer papel gerador de bondade e consciência dos valores do céu e da terra.

Tia Eliana e o Pastor Natalino foram fundadores do Ministério Evangélico Cristo é a Resposta, junto com 30 cristãos atentos à identidade de Deus com as ações em seu nome, invocado sempre como luz e direção dos atos bons. Provérbios, 22, 6: Instrui o menino no caminho que ele deve andar e até quando envelhecer não se desprenderá dele. É este nosso papel.

Foi em 1979 que ela iniciou junto com seu pastor e marido uma campanha assistencial com famílias e moradores de rua, ao que se dedicou em tempo integral tal como exigia a amplitude da crise social que exige amor. Eram apenas 30 pessoas, mas logo seriam centenas a incorporar esta labuta de fé no futuro e na capacidade de transformar destinos apontando a direção da solidariedade comum.

A Tia Eliana, como é chamada, é assim. Ela passou a ser a diferença, o extrato, o exemplo, o paradigma, a referência de como ser e como proceder na ação da Saúde Social compreendida como sanidade de atitudes nobres e puras de intenções que não fossem elevar almas ao céu e falar com Deus.

Como em uma música cantada para Ele que ouve os tons feitos em seu nome, cumprindo a promessa de estar sempre que falassem em seu nome, fossem dois ou três. Ela apontava o mundo melhor sem sofrimento e sem dor, de alegria e felicidade aberto aos que crêem e vêem sentido em suas ações.

Mãe de Priscila com 24 anos e Moysés com 22, Tia Eliana foi, é e será esposa, mãe, administradora e missionária sólida e abrangente, lúcida e capaz, símbolo de paz e atitude solidária.

Foi em 1990 que iniciou um trabalho com as crianças de 0 a 11 anos, esmerando-as em comportamento, alegria e amor. Essas crianças foram divididas em classes de berçário I e II, maternalzinho, Maternal I e II e Junior I e II - com programas desenvolvidos para que, conforme a faixa etária, se formassem personalidades dignas do dom da vida que receberam de Deus para exercê-la em seu nome.
 
Hoje, este trabalho tem 17 anos e são mais de 150 tios voluntários para cuidar de 350 crianças, formando ainda mãos voluntárias - pastores, missionários, gente feliz com o que faz e almeja a eternidade. Já passaram mais de duas mil crianças por esta tia e estes tios retos de comportamento e atitude que arranca sua felicidade neste gesto de construir um novo mundo.

A formação de crianças com um caráter cristão compatível com a Palavra de Deus é uma tarefa divina, transcendental, magnífica - que nos resta admirar e provocar admiração nos nossos meros relatos, que discorrem sobre pessoas especiais nesse universo de conflitos e guerras sem sentido e sem razão.

Construindo uma geração futura com padrões sociais morais e éticos respeitáveis, diversos daqueles com os quais trombamos na rua e nas casas, nos corredores - pessoas pedindo socorro e que temos que acudir, o que faz a tia Eliana.

Ela vivenciou o que está escrito em Levítico, 19, 18: Ame o teu próximo como a si mesmo.  E o amor está inscrito 247 vezes na Bíblia. Como diz o Capítulo quarto de João na primeira epístola,7,8 e 9:

Amados, amemos uns aos outros, porque o amor procede de Deus;  e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor e Deus em nós; em haver Deus enviado seu filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.

Eliana, seu nome, se espalha como canção evangelizadora, evangélica, evangelista como os que assumiram a palavra, a que dava a direção do amor às pessoas vindas do Senhor.

Doutrinadora, pregadora, defende a evidência da fé e contribui com sua clareza e detalhe sinuoso e perfeito - eviterna, perpétua, evocatória. Tem Eliana a certeza dos que amam a todos em volta a que se dedica na missão de evangelizar.

Ventura, bem-estar, sorte, felicidade que não fenesce - eis a produção alegre desta vida multiplicada em espetáculos vitais e imorredouros de crença, de confiança, de crédito por tanto tempo de entrega aos seres.
Fecunda e fértil progenitora de vidas, amor febricitante, exaltado, apaixonado, sua palavra exalta, projeta, voa e mergulha em nós como luz intensa e exata da fé- angélica personagem entre nós.

Por nós Eliana, a Tia Eliana distribui o amor carinhoso, suave, meigo e perfeito, entusiasmado e corajoso, fiel e que traz Dele as respostas para as nossas dúvidas. Consolidadora, tenaz, valente pregadora, doa sua boa-vontade para seus iguais.
Alegra-se Eliana com às leis divinas, em consonância com o mundo que vive e soletra em verso e prosa. Para ela, que compreende na essência e seduz como arma que desarma, podemos viver para sempre nas idéias e atos deste que nos criou e nos guia.

Consistente de sólida espessura, rija e rígida de suavidade estável e permanentemente sorridente, nossa Tia Eliana vive e viverá no mundo que trabalha para incorporar todos os seres, formando, agregando, constituindo a vida nova e a canção nova nesse consórcio e comunhão humanas.

Nítida e fulgurosa, faz de seu universo o ninho gerador de uma nova existência cujo sentido perseguimos e para a qual ela nos orienta. Prolífica e prolifera pregadora, Tia Eliana, esta doce personagem, que reside em nossas mentes e corações, se expõe, que reparte entre nós como dádivas de sua grande alma aos corações aflitos que a ela pedem - ela em que cabem todas as almas e idéias do coração.

Obrigado, sempre e sempre, mais uma vez. Mais uma vez agradecemos por este papel de fé e amor que se oferece à sociedade como dádiva, como presente e doação, como amor. Tia Eliana e suas crianças nos trazem a esperança de um mundo com Deus e paz. Obrigado, sempre e sempre. Parabéns e que Deus lhe abençoe.
     
ADEMIR PESTANA
 vereador PSB