Ministro Celso Amorim virá a Santos receber homenagem

Santista, o chanceler será agraciado com o título de Cidadão Emérito

Compartilhe!

1 curtiu

O ministro de Relações Exterior, Celso Amorim, virá a Santos para receber uma homenagem proposta pela vereadora licenciada, Telma de Souza (PT). O chanceler, que é santista, receberá o título de Cidadão Emérito. A confirmação da vinda do ministro foi feita por seu assessor, Pedro Saldanha, por meio de contato telefônico com o gabinete da vereadora.

Informada da decisão de Amorim, Telma disse estar honrada com a vinda dele, ainda sem data definida, mas certamente a partir de abril. “Ficamos muito felizes, por que ao propormos uma singela homenagem, por questões de agenda, tanto o ministro poderia vir, quanto enviar um representante. Nos dignifica muito a confirmação da vinda dele à cidade”, disse Telma, que se recupera de uma cirurgia.

A proposta da vereadora licenciada foi apresentada em novembro passado, após Celso Amorim ter sido eleito por uma revista norte-americana como “o melhor chanceler do mundo”. Na ocasião, Telma defendeu a propositura. “É um orgulho e uma honra para todos os santistas ter um filho da terra, não apenas no mais alto grau do Governo Federal, mas também, com o seu valor reconhecido mundialmente, como atestou a revista norte-americana, especializada em política, Foreing Policy”, afirmou Telma.

Currículo - Celso Luiz Nunes Amorim, diplomata brasileiro, ministro de Relações Exteriores do Brasil, é nascido em Santos, a 3 de junho de 1942, formou-se pelo Instituto Rio Branco, em 1965 e obteve título de pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967. A história de Celso Amorim no serviço público iniciou-se em 1987, como secretário para Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, mantendo-se até 1989. Ainda neste ano foi diretor-geral para Assuntos Culturais no Ministério das Relações Exteriores e em 1990 foi diretor-geral para Assuntos Econômicos. Em 1992, foi representante do Brasil no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e de 1993 a 1995, ministro de Relações Exteriores.

Entre 95 e 99 Amorim foi chefe da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova Iorque; em 99 assumiu a chefia da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça; e em 2001, foi transferido para Londres, assumindo a embaixada brasileira no Reino Unido. Em 2002, foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser seu chanceler, assumindo em 2003, mantendo-se no cargo até hoje. Em 7 de outubro de 2009, a revista norte-americana Foreign Policy indicou Amorim como "o melhor chanceler do mundo".

Assessoria de Imprensa
Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
3219 3888 - 3211 4100
http://www.redetelma.com.br/