Ministro Celso Amorim doará acervo à Santos

Oferta foi feita à vereadora

O ministro de Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, que acaba de ser apontado por órgão da mídia internacional como o sexto pensador global, está oferecendo a Santos, por meio da vereadora e deputada estadual eleita, Telma de Souza (PT), todo o seu acervo de comendas, medalhas, honrarias e homenagens recebidos durante sua permanência à frente do Itamaraty nos últimos anos. Além de registros históricos, o material contém, inclusive, a Medalha de Honra ao Mérito “Braz Cubas”, recebida da Câmara de Santos, por proposta de Telma, em 12 de agosto último.

“Celso Amorim já havia sido indicado em 2009 como o melhor chanceler do mundo, homenageado este ano por esta Casa, em bela cerimônia na Associação Comercial de Santos. Ele volta ao noticiário internacional, apontado desta vez como o sexto maior pensador global. Muito deve nos honrar este reconhecimento a um filho da terra”, afirmou Telma

Para ela, a cidade e o estado devem ser atenciosos com o ministro na tarefa de criar um espaço à altura do homenageado. “Ele tem residência no Rio de Janeiro, para onde poderia ter enviado o material, mas preferiu Santos. Isto é muito significativo”, disse.

Por ter a família ligada aos negócios com o café, em requerimento apresentado na noite de hoje, na Câmara, Telma sugere conversações com a Bolsa do Café, a fim de verificar a possibilidade de abrigar o acervo de Amorim naquele local.

“É com muito orgulho que recebi uma ligação do ministro, colocando à disposição tão importante coleção, que, creio, muito dignificará a nossa cidade, onde nasceu o nosso querido chanceler e viveu a sua família. Por ter sido o seu pai um negociador de café, em respeito histórico e pela dimensão daquilo a que se refere tal missiva, requeiro, ouvido o plenário, seja oficiado ao governador Alberto Goldman, bem como ao Sr. secretário de cultura do estado, e o Sr. diretor do Museu do Café, da Bolsa Oficial de Café de Santos, com o objetivo de abrir tratativas a fim de iniciar estudo para a criação no local, da sala Celso Amorim. Tal acervo seria disponibilizado para guarda e visitação do público”, diz requerimento que acaba de ser apresentado pela vereadora.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
www.redetelma.com.br
3211 4100 - 3219 3888