Mesa Diretora faz balanço dos 100 dias com economia que pode chegar a R$ 3 milhões

Presidente do Legislativo faz um balanço

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O balanço dos 100 dias da nova gestão da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santos apresenta números extremamente positivos. Graças ao novo modelo de gestão, foi possível economizar recursos, melhorar a manutenção da Casa e tornar os procedimentos administrativos mais eficientes. Tudo isso com previsão de dinheiro em caixa no fim do ano.

"Com ações simples como a redução de gastos, otimização dos serviços e adequações na gestão de pessoal, já alcançamos uma economia de R$ 1,3 milhão no final deste ano, podendo chegar a R$ 3 milhões com as novas ações que temos em vista", afirmou o presidente da Câmara, vereador Adilson Junior (PTB).

Os serviços de manutenção dos prédios estão entre os principais redutores de gastos. Graças a tratativas com a empresa responsável pelas obras na Câmara, serão economizados R$ 250 mil em reformas no edifício e no telhado, uma vez que todos os reparos e manutenção serão feitos dentro da garantia da construtora.  

"Além disso, não foi renovado o contrato de aluguel no valor de R$ 17 mil/mês do imóvel que abriga os arquivos. Isso porque as novas instalações serão no prédio da Câmara, ou seja, em local próprio. De acordo com análises técnicas, percebemos que uma reforma ao custo de R$ 14 mil em uma única vez era o suficiente para que isso fosse possível", explicou o presidente, lembrando que as obras já estão em andamento.

A readequação na escala noturna dos funcionários de todas as diretorias, mantendo a produtividade, também representou expressiva queda nos custos, perfazendo um total de R$ 23.760,00 ao mês e R$ 285.120,00 no ano. Na gestão de contratos, as renovações são renegociadas com isenção do percentual de reajuste. Sem o aumento previsto, a Câmara deixa de pagar mais de R$ 12 mil.

A contratação de prestadora de serviços de transcrição em atas do conteúdo áudiovisual das sessões também gerou grande economia, reduzindo o valor do contrato anterior em quase 65%. Passou de R$ 2.190,79 para R$ 780,28 por cada sessão ou audiência pública, ou seja, R$ 1.410,51 a menos por dia de atividade. Levando em consideração que no ano de 2016 foram realizadas 102 sessões, a economia projetada é de mais de R$ 143 mil.

A negociação e avaliação dos contratos também causaram alterações positivas nas rotinas de trabalho. Para efetivar o planejamento estratégico do biênio 2017/2018, foram aplicadas mudanças nas seções de Protocolo, Compras, Comissão de Licitação, Almoxarifado, Contabilidade, Pessoal, Folha de Pagamento e outras unidades que solicitam aquisição de materiais, levantamento e análise da estrutura.

A área da Comunicação também foi beneficiada com ações de custo zero. Para dar maior visibilidade aos trabalhos do Legislativo e ampliar o contato com o cidadão, está no ar, desde início de fevereiro, a página do Facebook da Câmara. Além disso, é possível acompanhar, ao vivo, as sessões e audiências públicas nas redes sociais, cuja transmissão teve início em março e já atingiu mais de 23 mil visualizações. As transmissões acontecem também no canal 9 da NET.

"Nesses 100 dias colocamos em prática novas formas de trabalho, ampliamos as negociações com prestadoras de serviço, fizemos ajustes e felizmente estamos conseguindo trazer novas soluções para o setor administrativo da Câmara. Espero que este modelo de gestão, mais arrojado, prático e questionador traga ainda mais resultados positivos para o Legislativo e, quem sabe, seja adotado por outras instituições públicas", finalizou Adilson Junior.

 
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