Menor patrulheiro é homenageado pela Câmara

Três patrulheiros mereceram destaque em 2007

Compartilhe!

Curtir

Na quarta-feira 19/12/07, a Sala Princesa Isabel foi tomada por menores patrulheiros para a realização de uma sessão solene. É que em cumprimento ao Decreto Legislativo de autoria do vereador Marinaldo Mongon (PDT), o Dia do Menor Patrulheiro foi instituído através da Lei nº 1517. A escolha de três nomes e um empregador a fim de homenageá-los, fica por conta de uma comissão composta de um parlamentar representante de cada partido.

O mérito da homenagem se deve aqueles que se destacaram em suas atividades durante o ano. Foram eles: Bruno Roberto Quirino Nunes, Jônatas dos Santos Cordeiro e Thuany Ferreira Martins. A empresa escolhida foi o Grupo Penalpina - um dos líderes mundiais em serviços e agenciamento de carga.

Leia abaixo o discurso do vereador Marinaldo Mongon

Leia o discurso do vereador Marinaldo Mongon
Exmo. Senhor Presidente deste Poder Legislativo.
Exmo. Senhor Prefeito de Santos.
Exmo. Senhores Vereadores.
Ilmo.  Senhor Elias Francisco da Silva – Camps.

Nossos homenageados:

Sr. Cleber Oliveira – Gerente da filial de Santosl do Grupo Panalpina Ltda.
Sra. Alessandra dos Santos Vieira – Supervisora Administrativa e Financeira do Grupo Panalpina Ltda.

Os Patrulheiros:

Bruno Roberto Quirino Nunes,
Jônatas dos Santos Cordeiro e
Thuany Ferreira Martins.

Que, em vossos nomes cumprimento a todos os presentes.

Senhoras, senhores, meus amigos e meus irmãos.

O “Dia do Menor Patrulheiro” instituído através da Lei nº 1517, de 22 de outubro de 1996 e, através da Resolução nº 114 de 13 de agosto de 2007, foi designada Comissão Especial constituída pelos Vereadores: Ademir Pestana, Antonio Carlos Banha Joaquim, Carlos Mantovani Calejon, Jorge Vieira da Silva Filho, Marinaldo Mongon, Paulo Gomes Barbosa e Suely Morgado Silva Santos, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 43, de 02 de outubro de 2003, com a finalidade de escolher os três Menores Patrulheiros e um empregador.

Após o recebimento da manifestação do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos - CAMPS e a aprovação por unanimidade dos Membros desta Casa Legislativa, coube a especial honraria a este vereador discursar em saudação aos nossos homenageados.

Hoje é um dia muito especial, porque temos a oportunidade de homenagear personalidades jovens que se destacaram já no início das suas vidas profissionais. 
Sempre acreditei que a educação e formação de um ser humano dependem de paradigmas ou de modelos que possam ser seguidos.

Os patrulheiros, tanto no Poder Público como nas empresas que atuam, desenvolvem todo tipo de trabalho, interno e externo, somando diariamente experiências que possibilitam conhecer diversas alternativas profissionais relacionadas aos contatos que mantém no dia a dia.

A força e importância do trabalho desses adolescentes é enorme e estimula a visão de progresso sócio cultural, a conscientização constante de que o trabalho é fonte de crescimento material e de realização pessoal, tal como deseja a Constituição de nosso país.

Ela é à base da nossa sociedade e já no primeiro artigo temos a afirmação programática que “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa”;

A livre iniciativa, desenvolvida por empresários e empreendedores, cria empregos e gera trabalho.
O valor social do trabalho e a livre iniciativa são reconhecidos fundamentos da democracia brasileira, não só porque são instrumentos de fomento e divisão renda, mas também porque permitem a sociedade acreditar num futuro melhor pautado no esforço profissional de cada um de nós.

Hoje temos a prova viva de que esses valores, expressos na nossa constituição, merecem mesmo serem cultuados. Hoje estamos todos reunidos para homenagear histórias de sucesso ligadas a livre iniciativa e ao trabalho, que é o maior importante vetor de desenvolvimento de uma sociedade.

Exatamente por isso, a mesma constituição em seu quinto artigo afirma que: “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão; assegurando, no mesmo dispositivo, que “todos são iguais perante a lei”.
Isso significa que, semeado o sonho de exercer alguma profissão, esse sonho é assegurado pela democracia como um direito fundamental de todos os brasileiros, bastando que sejam galgadas as etapas necessárias para a formação profissional.

São através de projetos que valorizam o trabalho, que temos a possibilidade de famílias de baixa renda terem uma complementação no orçamento familiar, garantindo o primeiro emprego a seus filhos ainda na fase de formação do caráter. E dessas iniciativas, que merecem todo o reconhecimento social, permitindo que o jovem possa ter perspectivas de galgar seu sonho profissional.

Por outro lado, no Capítulo destinado aos princípios da atividade econômica, temos na Constituição Federal que: “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social” (artigo 170).
  
Isso é tão fundamental para a nossa democracia, que no artigo 193 a Constituição Federal faz questão de repetir o mesmo ideário: “A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”.

Por isso sempre sustentamos do plenário dessa casa, calcados na Constituição Federal, que a ordem econômica que almeja o lucro deve ser prestigiada porque ela está intrinsecamente associada à ordem social, que busca a valorização do trabalho.
É pela livre iniciativa e valorização do trabalho que a democracia gera bem estar para todos, assegurando uma existência digna e justiça social com distribuição de renda.

Na data de hoje tenho orgulho de homenagear uma empresa que arriscou acreditar nos valores da livre iniciativa. Além de cumprir suas obrigações tributárias com o Estado ele foi além, adotando menores para programa voltado exatamente a valorização do trabalho.

O sucesso de tais projetos é tanto que, as empresas privadas dessas iniciativas, acabam, por vezes, efetivando o menor patrulheiro, quando percebem que vale a pena investir na formação desses jovens, que desenvolvem valores relacionados a cultura que aprenderam na sua atividade profissional.

A iniciativa abre uma excelente porta de emprego, além de proporcionar uma boa estrutura financeira que ajuda estes jovens no futuro a ingressar na faculdade ou custear cursos de especialização, ampliando os limites e as expectativas de evolução pessoal e profissional.

Senhor Presidente, este Decreto Legislativo traz no seu bojo, a grandeza de reverenciar o Empregador referenciado pelo Camps. Destaque para a empresa Panalpina, que é parceira do Camps há dez anos e, atualmente, trabalha com nove patrulheiros.

O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em serviços de logística e agenciamento de carga, especializado em fretes aéreo e marítimo, bem como soluções associadas de gerenciamento de cadeia de suprimentos.
O Grupo empresa emprega mais de 14.000 pessoas em todo o mundo, estando, no Brasil, há mais de 30 anos.

Abro aqui um parênteses, para fornecer os critérios para a formação e seleção de um patrulheiro.
Para ser um Patrulheiro, o candidato deverá ter entre 14 e 16 anos de idade, estar freqüentando curso regular no período noturno e ser comprovadamente pobre.
O jovem freqüenta um Curso de Formação de Patrulheiro, que contém aulas de noções de comércio, prática de escritório, arquivista, relações humanas, higiene, segurança, civismo, além de curso intensivo de datilografia, com duração média de três meses.

Após o curso são realizadas avaliações e havendo aprovação o Patrulheiro é encaminhado para estágio nas mais diversas empresas da região, além de Órgãos Públicos Municipais, Estaduais e Federais.
Atualmente o CAMPS atende aproximadamente 1.300 menores.

Os responsáveis pela administração do Camps, certamente tiveram muitas dificuldades para escolher três nomes, dentre os inúmeros jovens merecedores dessa honraria. Certamente teriam mais nomes a inscrever.
Utilizaram os seguintes critérios para a escolha dos homenageados:
1.Comportamento,
2.Postura,
3.Desempenho,
4.Não ter advertência,
5.Excelentes notas nas avaliações escolares,
6.Seguidor das normas e regras e
7.Ser exemplo para os outros patrulheiros.

Receberão a placa alusiva ao "Dia do Menor Patrulheiro" de 2007, os jovens:
1.BRUNO ROBERTO QUIRINO NUNES, filho de:
Paulo Sérgio Nunes e Maria da Paz Quirino Nunes.
Morador do Jardim Bom Retiro, com 17 anos de idade, tem um vasto currículo que destaco:
Usuário sistema SAP/R3 e sistema Lótus Notes;
Conhecimentos em credenciamento para acesso ao cais e a bordo de navios;
Noções do Sicomex, de conferência de cargas;
Conhecimentos em Incoterms e em BLs;
Pratica o idioma inglês;
Cursos extracurriculares em computação, documentos da navegação, operador de navios, comércio exterior e logística de transporte no comércio exterior.
Este ano foi aprovado no vestibular seguindo a carreira de logística empresarial na Unisantos.

2.JONATAS DOS SANTOS CORDEIRO, filho de:
Valmir Cordeiro e Maria Magna dos Santos Cordeiro.
Morador de São Vicente, com 17 anos de idade, completou o ensino fundamental e médio;
Cursou a Escola SENAI “Antônio Souza Noschese”, no curso de aprendizagem industrial eletroeletrônica, com duração de 2 anos;
Curso de informática;
Com experiência profissional na Assessoria de Planejamento e Gestão Empresarial na Prodesan.

3.THUANY FERREIRA MARTINS, filha de:
José Onofre Ferreira Martins e Regina Maura Francisco;
Moradora da Vila São Jorge, com 17 anos de idade, foi aprovada no vestibular para o curso de Gestão Portuária da UNIPE;
Cursos realizados dentro da instituição do CAMPS com informática, inglês, datilografia;
E experiência profissional junto a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos.
A vida, Senhor Presidente, com disciplina, empenho, perseverança, respeito aos pais e ao semelhante, com a crença em um Ser Superior, traz-nos diversas oportunidades.

Todo patrulheiro, que tenha no escopo da sua vida a filosofia do trabalho como fator de dignificação da pessoa e aproveita as oportunidades oferecidas pelos Círculos de Amigos dos Patrulheiros, já é um vencedor na vida!
A chama já foi acesa! A pedra bruta foi trabalhada!
Certamente estes jovens já estão encaminhados profissionalmente e perseguirão com dedicação e disciplina na melhoria constante de sua formação educacional, pessoal e profissional.

Aos menores patrulheiros que se destacaram Bruno Roberto Quirino Nunes, Jonatas dos Santos Cordeiro e Thuany Ferreira Martins quero dar meu especial parabéns!
Guardem essa homenagem como um reconhecimento da sociedade santista aos esforços devolvidos por vocês, porque não basta apenas a oportunidade, o jovem deve dar valor a chance que recebe e empenhar, como vocês empenharam, esforços para atingir os vossos objetivos.

Mais uma vez agradeço e presto homenagem a empresa PANALPINA LTDA. que com sua iniciativa estimulou a valorização destes adolescentes, aumentando o seu interesse pela elevação do nível de escolaridade e pelo seu constante aprimoramento profissional.

E todo esse processo tem como nascedouro a instituição Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos – Camps. Para mim é muito gratificante estar aqui. Sinto-me um privilegiado pelo testemunho da experiência bem sucedida desenvolvida por todos vocês. Coloco-me, como representante dessa casa e da sociedade santista, a disposição para iniciativas legislativas que valorizem projetos como este. E é com grande orgulho que hoje incluímos nos anais da Câmara Municipal de Santos o registro dessas merecidas honrarias.

Agradeço, por fim, a presença de todos que, pelo comparecimento, abrilhantaram a solenidade.
Muito obrigado.

Dr. MARINALDO MONGON
Médico/Verador/Líder do PDT na
Câmara Municipal de Santos