Membros da Feirarte apontam dificuldades

Falta de incentivo é a principal reclamação

Curtir

Falta de incentivo. Esse foi o principal tópico da reunião entre os membros da Feirarte e a Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre o tema, presidida pelo vereador Arlindo Barros (PSDB). Além disso, outras questões como pouca estruturação, capacitação e segurança foram comentadas.

Segundo os feirantes a reforma da orla da praia, prevista para ocorrer ainda em 2011, vai causar prejuízo, pois o público frequentador da Feirarte no Boqueirão é diferente dos que compram na Praça Caio de Moraes e Silva, em frente ao Sesc. "O público da praia é de turistas. Nossa maior renda vem desse grupo. Ficando somente na Aparecida, sofreremos queda nas vendas", diz Cleófas Hernandes que trabalha com fundição de vidro há mais de 20 anos.

Os feirantes gostariam que durante a reforma eles fossem recolocados em outros pontos da orla, como o Emissário Submarino, por exemplo, mas que não fossem retirados do local.

Os membros questionam a função da comissão, que seria responsável por passar todos os problemas da feira para a secretaria de finanças, responsável pela Feirarte. "Nos falaram que a comissão paritária iria se reunir com a Sefin a cada dois meses, o que não é verdade. Nossas reclamações não estão sendo levadas aos órgãos responsáveis", diz Hernandes.

Os feirantes pagam uma quantia trimestral de R$ 121 para a Secretaria de Finanças, como taxa para usar o espaço da feira. Eles entendem que esse valor deveria ser usado para melhorar a estrutura da própria Feirarte. "Vamos perguntar a Sefin sobre a destinação desse valor, pois seria interessante que com o valor pago trimestralmente, fosse criado um fundo de investimento no local", entende o vereador Arlindo Barros.

Outra reclamação por parte dos feirantes é a falta de segurança. Segundo os comerciantes, apesar de haver um posto da guarda municipal por perto, os guardas não ficam presentes na feira. "Pequenos furtos são comuns, o que afasta clientes e suja a imagem do local". Barros vai cobrar, através da CEV, que fique um veículo da Guarda Municipal no local "A Feirarte atrai cerca de 3 mil pessoas semanalmente. É dever do Executivo oferecer segurança adequada a esse contingente".

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470