Medicamentos vencidos são destaque de projeto

Proposta quer acabar com descarte incorreto

1 curtiu

O descarte indiscriminado de medicamentos fora da validade causa grandes danos ambientais. Visando criar locais de destinação correta desses medicamentos em Santos, o líder do Governo, vereador Marcus de Rosis (PMDB), apresentou na última sessão (dia 24), projeto de lei para regulamentação e implantação de pontos de entrega voluntária de medicamentos vencidos e para instituir a política de informação sobre riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos.

“Normalmente as pessoas adquirem um remédio mas nem sempre usam toda a medicação. Com o prazo de validade vencido, o descarte é feito de forma inadequada, geralmente no lixo comum, doméstico, oferecendo riscos à saúde por meio da contaminação do solo”, afirmou o vereador ao justificar a viabilidade do projeto.

“Por isso, é de fundamental importância a realização de campanhas de cunho informativo sobre a necessidade do descarte correto de medicamentos vencidos, bem como a criação de locais que facilitem a coleta desses remédios, evitando males ao meio ambiente e à saúde da população”.

O projeto de lei propõe que sejam instalados na Cidade pontos de arrecadação para a coleta de medicamentos vencidos e que se faça uma campanha de conscientização à população, com orientações sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto de remédios . “A arrecadação poderia ser feita pelos órgãos públicos de saúde e em parceria com as farmácias. Em seguida, a Prefeitura faria a coleta desse material e daria o descarte adequado”, explica De Rosis.

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Imprensa
Gabinete do Vereador Marcus de Rosis (PMDB)
Tel: 13 3219-6406/ 13 9776-9995