Medalhas de Amigo da Causa Animal foram entregues

Três protetoras de animais receberam a homenagem.

Compartilhe!

2 curtiram

Regina Cheida Vieites, Eliane Di Jorgi e a médica veterinária Ana Carla Perri foram  homenageadas pela Câmara, no último o dia 5 de outubro, às 19 horas,  em solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. O vereador Benedito Furtado (PSB), autor do projeto que criou a Medalha de Amigo da Causa Animal presidiu a sessão, cabendo ao vereador Marcelo Del Bosco saudar as homenageadas. Este é o segundo ano que o Legislativo concede a honraria, que deve ser atribuída anualmente a três personalidades ou instituições que se destacam na área de proteção. 

Ao destacar a ação voluntária das homenageadas, Marcelo fez questão também de enaltecer o trabalho de Benedito Furtado, ao longo dos últimos anos, criando leis, presidindo CEV e ¨abrindo portas¨, ao cobrar  das autoridades uma estrutura mais adequada de proteção a toda a espécie de vida. Foi por influência de Furtado que Marcelo aprendeu a se interessar pela causa e a se tornar também defensor das questões ambientais e de proteção à vida animal.

Reconhecendo os avanços ocorridos no Município,  entre as quais a mudança de filosofia da Sevicoz, que hoje já realiza cerca de 300 castrações mês,  o vereador  Furtado fez questão de enfatizar que compartilha do mesmo sentimento dos protetores, cobrando sempre mais participação do poder público nessa luta. ¨Apesar das dificuldades enfrentadas é fundamental que haja a união de todos, com a continuidade das cobranças. Somente dessa maneira vamos alcançar nosso objetivo que é transformar Santos em modelo de proteção¨.

Ao lembrar que muitas vezes ocorre acirramento de  ânimos entre  as protetoras,  concluiu com uma frase de apaziguamento : ¨O importante são as coisas que nos  une e não o  que nos separa¨.

Participaram da mesa, entre outras autoridades, a chefe da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal, da Semam, Rita Caramez e a presidente da Ong Defesa da Vida Animal, Marília Asevedo.  A Guarda Municipal também prestigiou o evento levando dois cães de seu canil, construído no Jardim Botânico. Um deles é um rottweiler  que havia sido recolhido  pela Sevicoz, em péssimas condições de saúde.  Ao ser adotado pela Guarda transformou-se, com os cuidados recebidos, num belíssimo exemplar dessa raça. A platéia, que lotou a Câmara,  aplaudiu a presença dos cães.   

AS HOMENAGEADAS

Dedicando quase todas as horas do dia ao recolhimento de animais abandonados nas ruas, especialmente na área do Mercado Municipal, praias, terreno da escola Escolástica Rosa, Jardim Botânico,   Emissário  e outros pontos de descarte de cães e gatos , Regina Cheida e Eliane Di Jorgi são consideradas  protetoras ¨em tempo integral¨. Salvam muitos animais da morte certa, especialmente quando são abandonados nas ruas, em situação precária, doentes, dando cria, ou muito idosos. 

Inicialmente atuavam por conta própria, mas na medida que o Município passou a trabalhar de forma mais organizada, por iniciativa da  Comissão Especial criada na Câmara para Defender a Qualidade da  Vida Animal, hoje as protetoras  contam com estrutura de apoio de ongs, e de alguns serviços municipais.  Regina Cheida está integrada ao Mapan - Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza – e Eliane é diretora da Ong Defesa da Vida Animal, (entidade que colabora sobretudo na castração de animais abandonados além de financiar alguns tratamentos e cirurgias)   e também participa das feiras de doação do Mapan .

A terceira homenageada, a médica veterinária  Ana Carla Perri, nascida em São José do Rio Pardo,  formada em  Alfenas em 1995, trabalha profissionalmente em Santos desde 1999. Logo ficou conhecida na Cidade, sobretudo no círculo das protetoras de animais pela forma carinhosa que cuida de cães e gatos  abandonados, muitas vezes sem cobrar honorários. Defensora da castração como forma de evitar o abandono, Ana Carla garante que ¨castrar o animal é um ato de amor¨.

No agradecimento feito, as protetoras fizeram questão de estender a homenagem ao trabalho realizada por dezenas de voluntárias anônimas. Eliane, que se destaca pelo trabalho de recolhimento de gatos, lembrou a necessidade de maior conscientização da sociedade, mas reconhece que já houve avanços.  ¨Hoje contamos com apoio de leis, quase todas de iniciativa de Furtado, e das ongs, que financiam as castrações, tratamentos e promovem  feirinhas de doação.

Ela também elogia a melhoria ocorrida na estrutura da Prefeitura, mas diz que é necessário ainda muito empenho, no contato com amigos e rede de protetoras, para cuidar e colocar em lares os animais que são recolhidos diariamente. 

Somente ela, nos últimos três anos, recolheu 130 gatos na área do Mercado, 150 na Escola Escolástica Rosa e centenas na praia. ¨Nos jardins são deixados 5 a 10 animais por mês¨, comenta.

Nos últimos dias participou de reuniões na Semam para discutir o esquema para recolhimento dos gatos selvagens que vivem na área do Emissário, onde a Prefeitura pretende realizar obras de urbanização. São 240 vivendo na ponta do Emissário e 150 nas pedras, segundo avaliação dessa protetora.   

Assessoria de Imprensa
Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br