Maria Lúcia Prandi: única mulher a presidir a Câmara

Maria Lúcia Prandi lutava pelo direito das mulheres e pelas políticas sociais

Compartilhe!

Curtir
Uma das figuras mais influentes e emblemáticas da Política na Baixada Santista, Maria Lúcia Prandi foi a primeira e única mulher, até o momento, a presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santos. Sua gestão foi entre 1993 e 1994.

Nascida em 29 de novembro de 1944, na cidade de Pontirendaba, no interior de São Paulo, Maria Lúcia veio para Santos com a família aos 11 anos de idade. Formou-se em História na Universidade Católica de Santos, fez mestrado em Ciências Sociais e construiu toda a sua trajetória na Cidade.

Além disso, dedicou sua vida especialmente para a Educação, e a Política, sempre por meio do voto.

Professora da Rede Municipal de Ensino, foi secretária municipal de Educação, entre 1989 e 1992, durante o governo da então prefeita Telma de Souza.

Considerada a melhor secretária de Educação da história de Santos, elegeu-se vereadora e, na sequência, foi escolhida para ser a primeira e única presidente do Legislativo Santista. Sua gestão foi reconhecida pelo corte de uma série de privilégios existentes na época, e, ainda, pela transparência do uso dos recursos públicos.

Embalada por suas ações em Santos e na Apeoesp, Maria Lúcia Prandi foi eleita quatro vezes deputada estadual. Suas bandeiras, além da Educação, foram a qualidade de vida para os idosos, a defesa dos direitos das mulheres e da cidadania, e a metropolização da Baixada Santista. Em 2008, ainda candidatou-se à Prefeitura de Santos.

Em 2013, assumiu como deputada federal. Faleceu em 7 de outubro de 2015, em decorrência de um câncer.

Homenagem

Em janeiro de 2019, uma Unidade Municipal de Ensino (UME) localizada no Parque São Jorge foi inaugurada levando o nome da ex-vereadora. Na inauguração do local, familiares e amigos de Maria Lúcia Prandi participaram da solenidade de abertura. No ato, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa exaltou o trabalho de Maria Lúcia, com quem foi deputado estadual, mesmo lutando em partidos opositores.

Álbum de Fotos