Marcus de Rosis é reeleito presidente da Câmara

Mesa Diretora sofre alterações. Confira

O vereador Marcus Vinícios Gomes de Rosis (PMDB) se mantém à frente do Legislativo santista para o biênio 2009/2010. A eleição da nova mesa diretora ocorreu após a posse do prefeito e vice-prefeito, João Paulo Tavares Papa (PMDB) e Carlos Teixeira Filho (PSDB) respectivamente. Presidida pela vereadora Telma de Souza (PT), por ter sido a mais votada nas eleições do dia 5 de outubro de 2008, a solenidade aconteceu no dia 1º de janeiro de 2009, no final da tarde nas dependências da Sala Princesa Isabel reunindo autoridades civis e militares, além de munícipes que lotaram as galerias. Compareceram à cerimônia os deputados estaduais Bruno Covas (PSDB) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

A solenidade marcou ainda a posse dos novos vereadores eleitos para os próximos quatro anos, são eles: Adilson Júnior e Telma de Souza, ambos do (PT), Hugo Duprre (PMN), Arlindo Gomes (PSDB), Sadao Nakai (PSDB), Odair Gonzalez (PR), pastor Roberto de Jesus (PMDB), e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB). Na ocasião, todos os 17 vereadores tiveram que entregar a declaração de bens e o diploma de vereador que cada um recebeu no Fórum de Santos no dia 18/12/08. A declaração de bens será publicada no Diário Oficial do Município como determina a legislação.

Para a reeleição da mesa diretora de Rosis contou com 17 votos à favor que o manterá na presiência da Casa. A mesa diretora foi composta pelos vereadores Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) como primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente Braz Antunes Mattos Neto (PPS) e primeiro e segundo secretários: José Lascane (PSDB) e Benedito Furtado (PSB) respectivamente.

Empossada a nova mesa diretora, houve a distribuição das 22 comissões permanentes. Essas comissões exercem papel fundamental na análise, discussão e votação das matérias em tramitação na Casa. A Comissão de Justiça e Redação (CJR) e a Comissão de Finanaças e Orçamento (CFO) desempenham papel singular no andamento das proposições. Este ano foi incluida a comissão de Ciência e Tecnologia.

Após a distribuição das comissões, de Rosis usou a tribuna do legislativo para destacar algumas ações da mesa diretora anterior, dentre elas: a construção da futura sede e o processo de digitalização do acervo da Câmara, como forma de preservar a história da cidade. Também ressaltou discussões importantes que passaram pela Câmara, como a construção do túneo que ligará a Zona Noroeste e Zona Leste e temas relacionados a saúde e educação. "Esta Casa irá contribuir cada vez mais para o bem desta cidade", concluiu.