Mapa Verde do Mercado é apresentado

Vereador Arlindo comandou a reunião

Foi realizada no último dia 22/08/09o, uma audiência pública no Mercado Municipal para a validação do Mapa Verde dos bairros Vila Nova e Paquetá. Quem presidiu o encontro foi o vereador Arlindo Barros (PSDB) e foi organizado pela Comissão Especial (CEV) sobre o Terceiro Setor. Também participou a mediadora da Rede Social de Santos, Helena Lourenço e o professor Alessandro de Brito Zuffo.

No começo da audiência, o professor Alessandro Zuffo começou a explicar como foi elaborado o Mapa Verde. “Fomos com questionários em cada loja do bairro, perguntando o que poderia fazer para melhorar o local em 10 anos”. Baseado nas respostas foi determinado os ativos (o que tem de bom no local, desde obras, monumentos até pessoas) e passivos (o que não tem no local e precisa de melhorias).

Foi mostrado que o bairro tem muitos palacetes e antigos casarões fechados além de vários carrinheiros. “Esses terrenos abandonados atrapalham para uma melhor imagem do bairro, além de descobrirmos que são locais de muita proliferação do mosquito da dengue”, diz Zuffo.

Outra questão preocupante é que foi encontrado grandes quantidades de lixo a céu aberto. Mais um fato alarmante apresentado é o grande desperdício de comida. “O que é jogado fora, nem sempre significa que está estragado. Muito do que está no chão pode sim ser utilizado”, esclarece o professor. Prova disso é que os alunos pegaram alguns desses alimentos na caçamba e reaproveitaram, fazendo um café da manhã com frutas e sucos.

Mas não o bairro não possui apenas fatores negativos. Existem vários pontos interessantes e únicos como a Casa Vó Benedita que possui creche noturna, a única de Santos. Tem as bananeiras na Rua Uruguai que são preservadas pelos próprios moradores, a Escola de Samba da Vila Nova, além da lavanderia comunitária. Isso sem falar do Mercado Municipal “O local está muito ligado a história de Santos, assim como as catraias”.

Para o vereador Arlindo Barros, o encontro foi proveitoso. “Pudemos perceber que hoje a região do Mercado Municipal é uma das mais carentes da cidade. Ela tem atrativos que precisam ser bem explorados. Vamos trabalhar junto ao executivo, cobrando melhorias no local, pois os moradores merecem ser respeitados”.