Manoel Lourenço das Neves

Compartilhe!

3 curtiram


SAUDAÇÃO DO VEREADOR CARLOS MANTOVANI CALEJON


Autoridades presentes, senhoras e senhores,

Boa Noite.


Nesta noite esta Casa de Leis homenageará, com uma placa especialmente criada para esta ocasião, o sr. Manoel Lourenço das Neves, escolhido por esta Câmara Municipal como uma das personalidades masculinas do ano de 2004.

Antes da homenagem propriamente dita, vamos conhecer um pouco da história do homenageado

Manoel Lourenço das Neves nasceu em Santos, em 1º de dezembro de 1928. Filho de João Lourenço das Neves e de Elisa Agrella das Neves, é casado com dona Maria da Conceição Nunes das Neves, com quem teve os filhos Márcio (já falecido) e Mônica. É avô de Maila, Márcio, Marcela, Mairon e Thamires.

Lourenço iniciou seus estudos no jardim da infância e terminou se formando como contador em 1946, curso com prerrogativas de ensino superior. Todos os seus estudos foram realizados no Liceu São Paulo, em Santos.

Na vida profissional, trabalhou como prestador de serviços no ramo de armazenagem e exportador de café durante 47 anos na mesma empresa, que se chamava Companhia União de Armazéns Gerais. Lá, Lourenço iniciou suas atividades em 1944 como office boy,  passando por todas as funções de escritório: contador, gerente geral e diretor administrativo, onde dirigiu oito unidades da empresa.

Nos anos de 1953 e 54, a pedido da empresa, foi para o estado do Paraná com a mulher e um filho de oito meses de idade. Lá, Lourenço teve a honra de ser fundador da cidade Moreira Salles, e foi lá no Paraná que teve sua maior experiência de vida, no sentido de solidariedade humana.

Quanto à sua participação em clubes de servir, Manoel Lourenço participa ativamente do Lions Clube de Santos, onde ingressou em 1968 e ocupou todos os cargos de diretoria. 

Recebeu vários títulos, entre eles o de Cidadão Emérito de Santos, da Câmara Municipal de Santos, o Prêmio de Ética Profissional, concedido pela Prefeitura de Santos e Rotary Clube de Santos, e vários troféus Brás Cubas. 

Na vida desportiva, Manoel Lourenço é sócio remido e conselheiro do Santos Futebol Clube, sócio do Clube de Pesca de Santos e presidente de honra do Botafogo Atlético Clube, clube amador de Santos.

Católico praticante, Lourenço é Prior da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, integrante da equipe de casais da Paróquia da Pompéia e vice-presidente da filial de Santos da Cruz Vermelha.

Foi, ainda, secretário do Sindicato dos Armazéns Gerais no Estado de São Paulo, conselheiro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, presidente do Conselho Administrativo da Caixa Beneficente dos Auxiliares do Comércio Cafeeiro de Santos, onde hoje é um de seus conselheiros.

Foi fundador e diretor da Associação Nacional dos Armazéns Gerais, em Brasília. Conselheiro da Assistência à Infância Gota de Leite, membro do Conselho da Comunidade que compreende atividades na Corregedoria dos Presídios e da Polícia Judiciária de Santos.

Foi diretor da Associação Comercial de Santos, sendo presidente do Departamento de Armazéns Gerais. Lourenço foi, ainda, presidente do Conselho Deliberativo da Casa da Madeira.

É classificador de café e colaborador do curso de classificação de café mantido pela Associação Comercial de Santos. Colaborou com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, quando da elaboração da Portaria CAT 23/74, que regulamenta até hoje a movimentação de café no Estado de São Paulo.

Manoel Lourenço das Neves foi admitido na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos em 17 de agosto de 1973. Em 1974, foi nomeado “Mordomo do Mês”, e é membro efetivo do Conselho Deliberativo da Irmandade desde 1985.

Em 27 de janeiro de 1994, Lourenço tomou posse como Vice-Provedor da Santa Casa. Em quatro de maio de 1994, com a morte do então Provedor Alberto Eduardo Levy, assumiu a Provedoria da Irmandade, sendo reeleito por cinco vezes consecutivas por aclamação, onde é o Provedor até hoje.
Parabéns Manoel Lourenço das Neves. Parabéns à esposa Maria da Conceição, à  filha Mônica e aos netos Maila, Márcio, Marcela, Mairon e Thamires. Parabéns a toda sua família, por poderem compartilhar do sucesso e da generosidade deste homem ímpar, que hoje recebe, muito justamente, o título de Personalidade Masculina do Ano de 2004.

 


Muito obrigado.