Mais empregos na ZN e habitação no Centro

Estes são desafios previstos no Plano Diretor, que passa por processo de revisão

Estimular a geração de empregos na Zona Noroeste e, ao mesmo tempo, a construção de moradias na região central. Estes são dois dos principais desafios previstos no Plano Diretor de Santos, que passa por processo de revisão.

A matéria foi alvo de audiência pública realizada nesta segunda-feira (16 de dezembro). Dados apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) apontam que cerca de 50% dos empregos da Baixada Santista estão concentrados em Santos. Principalmente no eixo entre as Avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias, e da orla até o Centro. O que acaba atraindo deslocamentos diários para esta região.

Em compensação, a Zona Noroeste, com mais de 100 mil habitantes, tem apenas um eixo viário que concentra comércio e serviços, que é a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Já a região central vem perdendo população. Somados, esses fatores se traduzem nos problemas de mobilidade urbana bem conhecidos dos moradores da cidade.

De acordo com o arquiteto e urbanista da Sedurb, José Marques Carriço, apenas o investimento em módulos de transporte, como o VLT, corredores de ônibus na Zona Noroeste e o teleférico nos morros, não é suficiente para resolver a equação. “Nada disso adianta se não houver gestão do uso do solo que garanta a proximidade do trabalho e do estudo com as residências”.

Por isso, a revisão do Plano Diretor é apenas o começo desse processo. Segundo Carriço, outras legislações também precisarão ser revistas. A ideia é criar uma “cidade mais compacta, com a preservação dos recursos naturais e a recuperação ambiental de áreas degradadas", cruzando economia, meio ambiente e inclusão social, com políticas setoriais de habitação, mobilidade e saneamento.

Votação
Segundo o presidente da Comissão de Justiça e Redação, Cacá Teixeira (PSDB), o Projeto de Lei Complementar 93/2013, que revisa o Plano Diretor, de autoria do Executivo, receberá pareceres das comissões permanentes da Câmara, antes de seguir para votação no plenário.

Pelo site da Câmara (www.camarasantos.sp.gov.br) é possível conhecer o projeto. No menu atividade legislativa, basta clicar em proposituras, especificar o tipo (projeto de lei complementar) e procurar pelo número (93/2013).

Coordenadoria de Comunicação Institucional
imprensa@camarasantos.sp.gov.br