Mais ação do SIM contra vandalismo na Orla

Estimativa da Prefeitura é que os gastos para recuperar o patrimônio público destruído são de R$ 500 mil anuais, recursos suficientes para a construção de duas creches por ano.

Apesar da instalação das câmeras de monitoramento da Prefeitura na Orla da Praia, continuam a ocorrer, com freqüência, atos de vandalismo contra o patrimônio público, especialmente destruição  de chuveiros e de peças sanitários nos banheiros.

Requerimento apresentado pelo vereador Benedito Furtado (PSB , pede que  Sistema Informatizado de Monitoramento – SIM - da Secretaria Municipal de Segurança em conjunto com a Guarda Municipal e PM   aja com mais rigor contra os autores desses atos anti-sociais,  já que o próprio Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras,  alega  que substitui  3 a 4 chuveiros por dia, em razão de colocação de palitos nos cursores de água.

A estimativa da Prefeitura é que os gastos para recuperar o patrimônio público destruído são de R$ 500 mil anuais, recursos suficientes para a construção de duas creches por ano.

A quebra dos chuveiros com uso de palito é provocada  por banhistas ou donos de carrinhos e barraqueiros  que querem manter o fluxo contínuo da água, em baldes e recipientes,  sem necessidade de acionar o botão para o funcionamento do equipamento.  Furtado acredita que o SIM já vem obtendo sucesso no combate ao uso de drogas na faixa de areia, na medida que aciona a Polícia Militar quando constata o tráfico ou consumo de drogas, levando os infratores à Delegacia. “O mesmo rigor deve ser aplicado contra os vândalos”, assinala Furtado.

O Departamento de Obras da Prefeitura também aponta a destruição freqüente das peças sanitárias dos banheiros, especialmente dos quiosques. Também são atingidos, bancos, lixeiras, além de haver pichações em monumentos e nos postos de salvamento.

Recentemente pintados de branco e vermelho, os postinhos ganharam um bonito visual. Mas alguns já apresentam marcas de pés e mãos além de pichações, o que demonstra a necessidade de maior fiscalização da Guarda Municipal, com apoio do SIM e punição aos infratores.

Vereador Benedito Furtado (PSB)