Madrigal Ars Viva recebe homenagem dia 29

Grupo comemora 50 anos

Compartilhe!

2 curtiram

A Câmara de Santos presta homenagem ao 50º aniversário do Madrigal Ars Viva na próxima sexta-feira (dia 29). O vereador professor Reinaldo Martins (PT), proponente da homenagem, conferirá à Sociedade Ars Viva, mantenedora do conjunto coral, uma placa alusiva à data, durante a abertura das comemorações do cinquentenário, marcada para as 19h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto, à avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, na Ponta da Praia.

Segundo o diretor de Relações Públicas da Sociedade Ars Viva, Maurilio Tadeu de Campos, o cinquentenário será celebrado com atividades diversificadas, incluindo concertos, palestras, mesas-redondas, projeções de filmes e documentários. Ele revelou também que existem dois projetos de viagens ao exterior em desenvolvimento e discussão, um deles previsto para 2012.

Instalada na rua Goiás, 167, em Santos, a Sociedade Ars Viva é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, mantida com as contribuições espontâneas de seus associados. Lá estão concentrados o arquivo, a administração e a sala de ensaios do Madrigal, que tem a regência do maestro Roberto Martins e é formado por 25 cantores.

História 

Criado em 1961, por Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e Klaus Dieter Wolf, membros da então recém-fundada Sociedade Ars Viva, o Madrigal projetou-se pelo trabalho pioneiro na música coral brasileira, estreando as primeiras peças aleatórias e microtonais escritas no país.

Excursionando por diversos países nos anos 70, o Madrigal intensificou uma atividade de intercâmbio e valorização da música latino-americana iniciada no Festival Música Nova, mantido pela Sociedade Ars Viva de 1961 a 2002. Lançou disco independente e participou da gravação de várias obras musicais.

Na década de 90, representou o Brasil no Encontro de Corais do Mercosul, na Argentina. Nos anos 2000, preparou repertório especial para o CD "Música Nova para Vozes", e realizou concertos comemorativos em municípios da Baixada Santista e em São Paulo.

Em 2006, participou do filme “Odisséia Musical de Gilberto Mendes”, dirigido por Carlos Mendes e lançado durante o Festival de Música Nova. No ano seguinte, apresentou-se novamente na Argentina e, junto com o Coral da Sérvia, executou peças tradicionais argentinas, em memorável concerto na cidade de La Plata. 

Laboratório permanente de recriação da música antiga e criação da música nova, o Madrigal Ars Viva vem revelando continuamente novos nomes e propostas musicais para a arte brasileira.

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 Sala 20 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
reinaldomartins@professorreinaldo.com.br - www.professorreinaldo.com.br