Lotéricas e Caixa voltam a receber conta de luz

Convênio entra em vigor nesta segunda-feira

Após um ano de transtornos para pagar em dia a conta de energia elétrica, consumidores da Baixada Santista podem comemorar. As Casas Lotéricas e as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) voltarão a receber o pagamento do boleto emitido pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), a partir desta segunda-feira (dia 15 de agosto).

O anúncio foi feito na sexta-feira (dia 12 de agosto) pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), que é vice-presidente da Comissão Permanente dos Direitos do Consumidor, também integrada pelos parlamentares Adilson Junior (PT, que preside a comissão) e Braz Antunes (PPS).

“Temos de comemorar a nova parceria. Quem ganha com o convênio é o cliente, o cidadão da Baixada que vinha enfrentando filas e dificuldades de encontrar postos para quitar a conta mensalmente”.

Banha encabeça uma ação coordenada entre membros de Legislativos da região com o objetivo de cobrar soluções para o tumulto causado aos clientes da CPFL desde a quebra de contrato com a CEF. Em outras quatro cidades  - São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Guarujá -, os vereadores Paulinho Alfaiate, Donizete, Antonio Carlos Rezende e José Carlos também engrossaram o coro contra a falta de postos da empresa para receber pagamentos.

A notícia foi dada ao vereador Banha após o cancelamento (em razão da visita do governador do Estado, Geraldo Alckmin) da coletiva de imprensa, marcada para quinta-feira. Na ocasião, a diretoria da CPFL já havia anunciado que um convênio estaria sendo finalizado.

Banha vem desde o início do ano tentando intermediar a abertura de novos postos por meio de convênio entre a CPFL e estabelecimentos comerciais. No início desta semana, ele participou de reunião entre a diretoria da empresa e representantes de supermercados filiados à Rede Litoral. Com pouco mais de 30 unidades em diversas cidades da Baixada, entre Bertioga e Itanhaém, a Rede revelou interesse em participar do programa CPFL Total, e deverá apreciar documento que oficializa a parceria em novo encontro marcado para o próximo dia 22.

Caso seja firmado, o convênio beneficiará, em especial, as comunidades mais distantes dos grande centros, onde mercados de menor porte estão instalados.

O convênio entre a CPFL e a Caixa Econômica Federal foi rompido há cerca de um ano, em junho de 2010, prejudicando milhões de consumidores, que enfrentam dificuldades para pagar a conta de luz. Desde 18 de agosto do ano passado, consumidores se vêm obrigados a enfrentar filas enormes ou a percorrer grandes distâncias para cumprir o prazo do pagamento. Até esse período, as Casas Lotéricas eram as mais utilizadas para quitação do débito.

Lidiane Diniz

Assessoria de imprensa do vereador Banha