Lei da cadeirinha ainda gera dúvidas

Vereador questiona nova legislação

Com a sanção da lei que exige o uso das cadeirinhas para crianças de até sete anos em automóveis, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB)  levantou polêmica ao questionar a nova legislação. O vereador deseja que o Ministério dos Transportes responda se uma pessoa que oferece carona a uma família com criança é obrigada a ter uma cadeira especial. “Essa responsabilidade cabe ao caroneiro ou à família? Se for a família, eles terão que andar de um lado para o outro com uma cadeira nas costas?”, indagou o peemedebista.

Banha também questionou sobre a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas nos ônibus, táxis e lotações. “Se essa lei não valer para os veículos públicos e táxis e peruas escolares, qual é a lógica dos veículos de passeios terem essa obrigatoriedade? Por acaso essa lei tem interesses comerciais?”.

O parlamentar ainda sugeriu que fosse fixado um valor padrão no preço das cadeiras, pois, segundo ele, os preços são abusivos. “Não é qualquer família que tem condições financeiras de comprar uma, duas ou três cadeiras dessas. Muitas vezes é um investimento alto para quem recebe dois salários mínimos e tem um carro”.

Parlamentar comemora reforma de praça

O início da reforma da praça e quadra poliesportiva em frente à UME Vinte e Oito de Fevereiro, na rua Flamingo Levy, no Saboó, na Zona Noroeste de Santos, não foi, apenas, motivo de comemoração dos moradores locais. O vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) também brindou a conquista. Para o parlamentar, apesar de pequeno, este foi um importante passo para garantir mais dignidade e melhor qualidade de vida à comunidade. “Desde maio venho apresentando em plenário diversos requerimentos pedindo melhorias no Saboó e na Vila Pantanal".

"Como não obtivemos resultados fizemos um abaixo assinado (com 268 nomes) e protocolamos representação junto ao Ministério Público. Mas, agora, as crianças e os jovens da comunidade, ao mesmo tempo em que se divertirão em brinquedos novos e pintados, se distanciarão do ócio, do mundo das drogas e da criminalidade. Ah, vale ressaltar que o apoio da mídia, o quarto poder, foi muito importante para essa nossa primeira vitória”, disse Banha.

Apesar de a principal praça do local estar sendo reformada por completo, Banha entende que a comunidade necessita de mais atenção do governo. “O lugar parece estar esquecido pelo poder público. Há gente, na Vila Pantanal, que é obrigada atravessar um esgoto a céu aberto para entrar em casa. Já a entrada da rua 15, se transformou em um depósito de lixo – uma vergonha. Essa gente não pode continuar vivendo nessas condições. Agora, espero que sejam tomadas as devidas providencias a fim de salvaguardar os interesses da comunidade. Afinal, a desafortunada situação econômica dos moradores não justifica viver sob as condições em que aquela gente se encontra. E isso não pode continuar”.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
Vitor Gomes
Contatos: (13) 3021-6394; 3219-6419