Legislativo entrega medalha a Proeco

Reconhecimento partiu do vereador Braz

Compartilhe!

Curtir

Conforme Decreto Legislativo nº 18/2008, de autoria do Vereador Braz Antunes Mattos Neto, a Câmara Municipal de Santos homenageou com a Medalha de Honra ao Mérito “Braz Cubas” a ONG Projeto Educacional de Conscientização e Orientação - Proeco, em Sessão Solene realizada no dia 20 de setembro, às 10 horas, na Sala Princesa Isabel. O Vereador Braz proferiu o discurso de saudação.

Em seu discurso, o Vereador contou como conheceu a Proeco e destacou o trabalho em prol da Educação, Arte, Cultura, profissionalização do jovem e no atendimento às famílias. “Não há trabalho mais importante nos dias atuais do que atender e proteger a Criança e o Adolescente. Acompanho o trabalho da Proeco desde o início do meu mandato e posso dizer que é um trabalho maravilhoso”, comenta o Vereador, que é Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Proeco iniciou seus trabalhos como ONG no ano 2000 e desde então vem realizando um belíssimo trabalho social em prol da Educação, Cultura, Direitos da Criança e do Adolescente, empreendedorismo e atendimento a cerca de 200 famílias da Zona Noroeste de Santos.

Presidida pela Pedagoga Valéria Gomes Rosemberg, a Proeco conta com três núcleos: Galpão cultural, Centro de atendimento às famílias e Centro de formação profissional. As atividades de Arte e Cultura, Educomunicação e Empreendedorismo Juvenil e Familiar buscam uma melhor qualidade de vida para a comunidade, contribuindo para geração de renda, prevenção e erradicação do trabalho infantil, da violência doméstica, do abuso e exploração sexual e da drogadição. "A Proeco foi a realização de um sonho. As crianças iam para a escola mas queriam algo diferente, precisavam de atrativos. Nós ouvimos as famílias e conseguimos realizar esse grande sonho, que cresce cada vez mais e nos traz muitas alegrais, pois aprovamos o primeiro programa de aprendizagem profissional", conta Valéria, emocionada.

O Secretário Municipal de Governo, Márcio Lara, representou o Prefeito João Paulo Tavares Papa e destacou o grande momento que Santos está vivendo, com a descoberta das reservas de petróleo na Região.

"A aprovação dos programas de aprendizagem profissional da Proeco vem ao encontro desse momento de prosperidade em nosso Município", destacou o Secretário.

Através de parcerias com a Prefeitura de Santos, Net-Família, Fundação Abrinq, Fundação Telefônica, Instituto C&A e Fórum da Cidadania, a ONG oferece oficinas e cursos profissionalizantes aos jovens, dentre os quais se destacam o curso de Moda e o “Vendedor comércio varejista”, aprovado recentemente pelo CMDCA.

A Bateria da Proeco encerrou a Solenidade de entrega da Medalha Braz Cubas com um som contagiante. Sob o comando do Diretor de Bateria Marinho, os jovens Bruna (caixa), Rafaela (caixa), Bianca (surdo), Wilson (surdo), Leonardo (surdo), Wallan (repique) e Ariel (caixa) mandaram muito bem e empolgaram a todos os presentes.

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATOS NETO, LÍDER DO PPS, NA SOLENIDADE DA ENTREGA DA MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO BRAZ CUBAS À PROECO, EM 20 DE SETEMBRO DE 2008, NA SALA PRINCESA ISABEL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS.

Srs. e Sras.....

O que podemos fazer para melhorar o mundo e a nossa vida? E como promover a evolução da Sociedade e despertar a consciência comunitária?

Em meio à intolerância que nos cerca, a saída parece ser uma só: mudar ao menos um pouco a realidade. Transformar o mundo a partir do nosso cotidiano. Contrariar o destino e abrir novas estradas. Inventar novos contornos para a vida das crianças de hoje e daqueles que ainda virão com o amanhã. Desenhar novos sonhos, ancorados em novas possibilidades. Promover o renascimento do espanto, do inesperado, da surpresa. Derrotar a insensibilidade com a nossa Arte e a nossa  solidariedade.

Buscar a dignidade aonde existe carência absoluta.

Revolucionar as nossas próprias cabeças e adotar o mundo como se do nosso esforço dependesse a sobrevivência de todo o Planeta.

E talvez dependa mesmo...

São idéias deste tipo que surgem quando penso no trabalho realizado pela ONG Projeto Educacional de Conscientização e Orientação - PROECO. E foi exatamente pensando nisso que apresentei, com um imenso orgulho, o projeto que, depois de aprovado pelo Plenário da Câmara, transformou-se no Decreto Legislativo nº 18, de 9 de junho de 2008, conferindo à PROECO a mais alta premiação oferecida pelo Legislativo Santista, a “Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas”.

Hoje, estamos reunidos aqui exatamente para entregar, com toda a justiça, esta Medalha.

Não basta a um Vereador fazer um projeto, pedir aos seus colegas que o aprovem e pronto. A lei, de forma sábia, exige que a pessoa ou a entidade a ser homenageada tenha se destacado pelos serviços prestados à Cidade. Ou seja, não basta ser amigo do Rei, é preciso  ter ajudado a construir o Reino.

E, na verdade, a PROECO tem construído muito.

Poderíamos até dizer que tem construído um outro mundo ali na nossa Zona Noroeste. E construído também um outro universo para muita gente.

Para quem ainda não conhece a história, vamos repetir resumidamente que tudo começou em 1994, a partir da idéia de usar na prática a Educação Transformadora,  junto a comunidades carentes. Em 1998, transformou-se em um Projeto Pedagógico, que alcançou seu fortalecimento em 2000, quando a PROECO virou uma ONG, que em seus primeiros cinco anos foi gerida apenas por voluntários. A partir de 2005, a instituição foi profissionalizada, ampliando seus horizontes e sua atuação.

Em síntese, é isso. Porém, em termos de PROECO nenhuma síntese pode se dizer completa ou absoluta. Afinal, mais de dez mil pessoas foram atendidas nesta trajetória.

Talvez seja difícil captar o verdadeiro significado de se atender dez mil pessoas. É muito mais que um simples projeto, é uma História que se faz diariamente, é a oportunidade de tocar o coração de...dez mil pessoas!

Mais ainda: o fato de envolver decisivamente a família no processo educativo confere à PROECO uma qualidade extraordinária, gerando reflexos positivos para toda a vida da sociedade santista.

Outro ponto fundamental é o fato de atuar com a comunidade da nossa Zona Noroeste. Como diz a própria Pedagoga Valéria Rosemberg, que um dia sonhou que tudo isso era possível, trata-se de um povo sofrido, muito sofrido. Mas cheio de talento e arte. E nós sabemos bem que talento e arte mudam o mundo.

Assim como solidariedade e conhecimento mudam as pessoas.

E da mesma forma, seriedade e comprometimento combatem as dificuldades.

Sem fins lucrativos, fruto de um sonho coletivo e de um projeto pedagógico inspirado e palpável, a PROECO é na realidade um movimento sócio-educacional e cultural que, por meio de muita insistência e muito sacrifício, vem aglutinando voluntários e parceiros. Hoje, tanto o Poder Público quanto empresas privadas, bem como toda a rede de serviços sociais, reconhecem  a excelência do trabalho da PROECO e toda a sua imensa importância nesta difícil tarefa que é atender a Criança e o Adolescente, além das respectivas famílias.

Meus amigos, minhas amigas:

Como Político que sou, como Vereador e Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente desde 2005, considero humildemente que posso afirmar o seguinte: não há trabalho mais importante  nos dias atuais do que atender e proteger a Criança e o Adolescente, combater a violência contra eles, lutar em todos os instantes contra a exploração sexual de menores e contra o trabalho infantil.

Paralelamente, é uma obrigação de todos trabalhar para o correto e sadio desenvolvimento das Crianças e Adolescentes.

Para finalizar, trata-se de completar mais um ciclo de vida e encaminhar os jovens para o mercado de trabalho. Isso, na minha modesta visão, é buscar o desenvolvimento integral da pessoa, é batalhar para desenvolver todas as potencialidades, é apresentar novas oportunidades, é educar para a Cidadania, para a generosidade, para o aperfeiçoamento individual e coletivo.

Isso tudo é ter consciência da nossa humanidade e da nossa condição de atores na grande peça da sobrevivência do Universo.

Isso tudo, senhores e senhoras, é tornar a Sociedade mais pacífica, mais cordial, mais calorosa e muito mais sábia.

Um outro aspecto que faço questão de assinalar é a qualidade  dos parceiros que a PROECO conseguiu, incluindo o Instituto C&A - que patrocina o importante projeto “Talentos em Ação” -;  Telefônica, Fundação Abrinq, Fundação Arqujivo e Memória, Prefeitura de Santos e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.  

Pessoalmente, considero isso muito importante porque a PROECO está provando a todas estas empresas e entidades que é perfeitamente possível apostar em um trabalho sério, pois os resultados são altamente recompensadores. E isso atrai novos patrocinadores, novos parceiros, novos interessados e novos voluntários e colaboradores.

Mais interessante ainda: todos manifestam seu mais absoluto respeito pelo trabalho da PROECO.

E cria-se, assim, um círculo social virtuoso, um círculo do bem, lembrando-se que adultos são também atendidos e preparados para o necessário crescimento profissional, com a conseqüente geração de renda.

Ao mesmo tempo, o trabalho da PROECO estimula outras instituições e as próprias escolas a se aperfeiçoarem e a buscarem novas opções e ações diferenciadas.

Utilizando o lúdico como instrumento educativo fundamental, em seus três núcleos, tem brilhado em diversas manifestações, entre elas a “Trupe da PROECO”, com as suas inventivas intervenções cênicas, além do Grupo Edukincor, que parte do grafite como manifestação de cultura. E tem ainda a capoeira, as oficinas de moda, a confecção artesanal de instrumentos, o incentivo à leitura, a dança, as técnicas de estamparia e, especialmente, a Biblioteca Comunitária, entre tantas outras ações significativas.

Esta última, por exemplo, é uma iniciativa que deveria sem imediatamente encampada pelo Poder Público, tamanha a sua importância e a sua relevância. Cada bairro de Santos deveria ter a sua Biblioteca Comunitária.

Em resumo, existem milhões de razões para que a PROECO seja um exemplo para toda a população santista. Da minha parte, além do meu próprio testemunho, ofereço este modesto reconhecimento, na forma da Medalha Braz Cubas.

Muito obrigado a todos.

BRAZ ANTUNES MATTOS NETO
Vereador – Líder do PPS.